Suco de fruta (de verdade) não faz mal!

Janaina Marques Baiocchi, Nutricionista CRN1 1753
IMG-20170414-WA0000
Já há algum tempo tenho estado e incomodada com a hipocondria nutricional que tem rolado nas redes sociais. Só que hoje li uma postagem que me mobilizou a não continuar como uma mera expectadora dessa distorção toda: um profissional de saúde incluiu TODOS os sucos de fruta na PIOR categoria de PRODUTOS alimentícios consumidos por crianças!
Concordo plenamente que estas bebidas industrializadas que chamamos de “suco de caixinha” (compostos basicamente de açúcar e água e quase nada de fruta), realmente são desnecessárias, não possuem nenhum benefício nutricional e podem até fazer mal.
Mas daí até TODOS os SUCOS DE FRUTA serem considerados ruins, como se tem propagado nas redes sociais, é outra história. Como dizer que uma preparação feita apenas com ingredientes naturais e as vezes água pode ser algo ruim?
Ate hoje não consegui entender bem esse movimento atual tão “maniqueísta” em relação aos alimentos! Por que essa necessidade tão urgente de rotular e generalizar os alimentos em bons ou maus ?
Cada indivíduo reage de uma maneira a cada alimento, e cada alimento faz parte de um contexto no conjunto do que se ingere na alimentação diária. Isso precisa ser levado em conta. Por meio da observação de como o nosso corpo reage a cada alimento, de como, quanto e quando este alimento ingerido tornando a desenvolver uma consciência alimentar que realmente pode fazer diferença positiva nas escolhas do que se come.
No entanto, o que ocorre hoje é uma enorme tendência na busca por uma alimentação saudável baseada em informações viralizadas que condenam ou hipervalorizam determinados alimentos como sendo ou ruins para todo mundo, ou bons para tudo, todos e sempre! São milhões de internautas ávidos por uma solução rápida e simplista para se obter uma alimentação saudável! São muitas industrias e perfis em redes sociais querendo lucrar com isso!
Alimentar-se bem de verdade exige, informação segura, consciência, dedicação, autopercepção, reflexão e constância…. É muito mais que dividir os alimentos entre bons ou maus!
Então, voltando ao SUCO DE FRUTA, não entendo porque condenar sucos de frutas naturais como algo que não é bom!
É claro que os sucos devem ser incluídos na alimentação com a consciência de que dependendo da fruta podem concentrar muita energia (o que para casos específicos e para crianças pequenas não é recomendado), de que não possuem todas as fibras que a fruta in natura forneceria e de que não devem ser adoçados. No entanto, em alguns casos o suco pode ser uma excelente fonte de energia e nutrientes, como por exemplo para complementar a alimentação em casos de escolares com baixo peso, atletas e idosos. Os sucos podem também ser uma forma de enriquecer de nutrientes e sabor a a alimentação diária como o exemplo dos sucos adicionados de brotos, ervas aromáticas, gengibre, hortaliças… Enfim estes são só alguns exemplos de que os sucos também podem ser uma boa escolha!
Claro, que ao ler a postagem li também a postagem citada pelo autor que leva ao seu blog em que ele discorre bastante sobre a frutose e cita alguns artigos como referência. Fui atrás dos artigos também! O que realmente encontrei foram resultados que demonstram o impacto negativo do estado nutricional relacionado ao consumo de bebidas açucaradas, sucos industrializados adicionados de frutose e consumo excessivo de sucos. Um dos artigos inclusive diz que não é possível associar estes efeitos aos sucos de fruta puro. Ou seja, nada que justifique julgarmos TODOS os sucos ruins!
Em tempos em que se publica de tudo o tempo todo, é preciso mais reflexão e menos impulso na hora de “comprar” suas crenças alimentares…Cada caso é um caso! Cada suco é um suco!

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Notícias

2 Respostas para “Suco de fruta (de verdade) não faz mal!

  1. SEIDI CARMO

    Muito coerente a explicação da nutricionista Janaina. Ainda bem que existem profissionais sensatos que contrapõe os modismos e bloggers que querem mais likes que saúde a seus leitores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s