O culto pelo corpo está ultrapassando todos os limites

image1

Não é de hoje que “modelos fitness” surgem todos os dias nas redes sociais incentivando as pessoas a buscarem o corpo perfeito com dietas milagrosas e treinos mirabolantes. Essa obsessão pelo corpo fitness é fortemente influenciada por indústrias como a de cosméticos, moda, medicamentos e alimentos, podendo em casos mais extremos levar ao desencadeamento de distúrbios de imagem, principalmente no público feminino.

Para uma pessoa saudável, fazer atividade física sem qualquer tipo de acompanhamento profissional, assim como se submeter a “modismos alimentares” pode ter um alto custo para a saúde de quem os fizer, imagina quando se trata de uma GESTANTE! Isso para que ela possa ter um corpo esbelto durante a gravidez. Você pode estar achando isso uma loucura, mas segundo uma noticia publicada pelo jornal Estadão, o culto ao corpo agora parece estar atingindo as gestantes. A notícia menciona a nova moda entre as “fitness” das redes sociais: engordar o menos possível durante a gravidez e manter a boa forma. Nos comentários podemos perceber uma forma de “competição” entre as internautas de quem conseguiu perder mais peso em menos tempo depois da gravidez ou mesmo quem engordou menos durante a mesma.

As redes sociais representam um espaço de formação de opinião muito grande atualmente, atingindo públicos diversos de forma rápida e simples com a tecnologia dos smartphones. No instagram a moda agora não é só o “selfie”, surgiu agora também a “belfie” (belly = barriga + selfie = autorretrato), fotos tiradas durante a gravidez a fim de exibir o corpo nessa fase da vida.

A gravidez é um momento em que o corpo feminino passa por diversas transformações para acomodar e dar suporte a uma nova vida. Engordar de forma saudável e com adequado acompanhamento profissional é fundamental para que o bebê tenha um crescimento adequado e que os riscos durante o parto sejam minimizados.

O inadequado ganho de peso durante a gestação pode impactar no crescimento e desenvolvimento do feto assim como na própria saúde da gestante. Tanto o baixo ganho de peso, como o excesso podem causar complicações principalmente para as crianças que tem maior chance de nascerem nos extremos do peso e desenvolver problemas de saúde durante a vida. Portanto é importante manter o peso controlado durante a gestação, não sob o aspecto estético, mas para garantir uma gestação segura tanto para a mãe quanto para o bebê sem exageros e seguindo as recomendações das instituições de saúde.

Mas o que será que se passa na cabeça dessas mamães fitness que não querem abandonar o culto pelo corpo nem nesse momento tão especial? Precisamos refletir sobre até onde a vaidade ultrapassa o limite da saúde e do bem estar.

Para visualizar a notícia acesse o link a seguir: http://vida-estilo.estadao.com.br/blogs/ser-mae/a-nova-moda-entre-as-gravidas-e-ter-a-barriga-sarada-acaba-mundo

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Notícias

3 Respostas para “O culto pelo corpo está ultrapassando todos os limites

  1. qual a utilidade de um bom porte fisico? perguntei isso para o filho de meu vizinho que toma anabolizantes desde dos 16 ? ele deu uma resposta futil realcionada a status ….porem sempre ando de bicicleta e reparei que quando eu treinava e andava de bicicleta em um estilo MTB sujeito a muitas quedas reparei que com o musculo mais desenvolvido ele protege mais a parte ossea do que com o musculo comum sem treino quando o cara cai (ultimamente tbm tenho sofrido quedas de sk8 lomgboard) …a pratica de musculação funcional tambem é boa para se ajudar no dia a dia e economia de tempo e trabalho tipo para mover um movel pesado de escritorio ao inves do cara ficar atras de pelo menos dua pessoa do serviço geral de porte fisico comum para pegar o movel o cara vai logo e pega ele mesmo sozinho …e pronto resolve logo o problema de vez como eu sei dos impactos negativo do anabolizantes prefiro suplemento tipo whey mas o ideal mesmo é o cara se alimentar com alimentos tradicionais se possivel evitando os transgenicos.

  2. Anônimo

    A vaidade se nota até nos túmulos.

  3. Anônimo

    A vaidade se nota até nos túmulos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s