Saiba o que você está comendo: edição Festa Junina

Por Ada Bento, Camila Araújo e Camila Leão.

comidas-tipicas-festa-junina2

Está chegando a época das festas juninas, cheia de coisas gostosas e especiais para comer. Nesse período do ano, as pessoas costumam se deliciar com as diversas opções que, muitas vezes, só são facilmente encontradas durante as festas.

Porém, mesmo em tempos de comemoração e festividades, devemos estar sempre atentos e buscar fazer as melhores escolhas possíveis. Por isso o #SaibaOQueVocêEstáComendo de hoje, mostra um pouco mais sobre a salsicha, consumida nessa época do ano em sua versão tradicional, como cachorro quente, e na versão salsichão.

Para embasar o texto, escolhemos 4 marcas diferentes de salsicha e pegamos as informações da lista de ingredientes e da tabela de composição nutricional disponíveis nos sites de cada uma delas:

Sadia

Lista de ingredientes: O site não disponibiliza a lista de ingredientes, somente a Tabela de Informações Nutricionais.

Captura de Tela 2014-06-06 às 14.11.24

Clique na imagem para ampliar.

Perdigão

Lista de ingredientes: Carne mecanicamente separada de aves, Carne suína, Água, Carne bovina, Proteína de soja, Sal, Amido, Pimenta, Alho, Regulador de acidez: lactato de sódio (INS325), Aromatizantes: aromas naturais (com pimenta, coentro, noz moscada e antiumectante: dióxido de sílicio (INS551i)) e aroma de fumaça, Estabilizantes: triopolifosfato de sódio (INS451i) e pirofosfato de sódio (INS450i), Conservador: nitrito de sódio (INS250), Realçador de sabor: glutamato monossódico (INS621), Antioxidante: isoascorbato de sódio (INS316), Corantes: ácido carmínico (INS120) e urucum (INS160b). NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Captura de Tela 2014-06-06 às 14.20.36

Seara

Lista de ingredientes: Carne mecanicamente separada de ave, carne mecanicamente recuperada de frango, água, miúdo suíno, proteína vegetal de soja, carne suína, fécula de mandioca, sal, pele suína, estabilizante tripolifosfato de sódio, antioxidante eritorbato de sódio, conservador nitrito de sódio, especiarias naturais (alho, cebola, pimenta branca), aroma natural de fumaça, açúcar, corante natural carmim de cochonilha e corante natural de urucum. Não contém glúten.

Captura de Tela 2014-06-06 às 14.23.39

Aurora

Lista de ingredientes: Carne mecanicamente separada de ave, água, pele de ave, carne mecanicamente separada de suíno, miúdos suínos, proteína de soja, gordura suína, regulador de acidez: lactato de sódio (INS 325), sal, amido, carne suína, estabilizante: polifosfato de sódio (INS 452i), especiarias, alho, antioxidante: eritorbato de sódio (INS 316), corante natural: carmim de cochonilha (INS 120), conservante: nitrito de sódio (INS 250), aroma natural de fumaça e corante natural: urucum ((INS 160b). NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Captura de Tela 2014-06-06 às 14.27.51

Clique na imagem para ampliar.

Ao observar a tabela de informações nutricionais, o que mais chama a atenção é a grande quantidade de sódio presente em apenas 1 salsicha – uma média de 500mg.

Segundo o Ministério da Saúde, a recomendação é de que o consumo de sódio seja, no máximo, 2g por dia. Considerando que em uma festa junina um indivíduo consuma 1 cachorro quente, a quantidade de sódio proveniente apenas da salsicha corresponde a cerca de 1/4 do que ela deveria consumir ao longo de um dia – sem contar o sódio do molho, do pão, do milho, da batata palha.

Vale destacar ainda a quantidade de gordura presente nesses produtos, que varia de 9 a 13 gramas em 50 gramas de produto. Ressalta-se ainda a quantidade de gordura saturada que está na faixa de 20 a 30% do total de gordura. Estudos recentes tem gerado discussões sobre a relação entre o consumo de gorduras saturadas e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Parece que essa relação de causa e efeito não está bem fundamentada e talvez a gordura não seja tão vilã quanto nós imaginamos. Porém, se for para consumir gorduras saturadas, que seja de fontes melhores do que um cachorro quente, certo?!

Vamos ver como fica composição nutricional  de um cachorro quente?

CQ-Tabela

Salsicha Sadia, Pão para hot dog Pullman, Molho de tomate Fugini, Milho e Ervilha em lata Bonduelle, Batata palha Yoki.

Cachorro quente

Essa soma pode chegar a cerca de 70% da recomendação de sódio para um dia!

Quando observamos a quantidade de gordura presente em um cachorro quente, essa soma pode chegar a quase 10% de gordura considerando o consumo diário de 2000 calorias – ressaltando-se que a recomendação do Guia Alimentar para População Brasileira recomenda o consumo diário de 15-30% de gordura.

Além disso, podemos observar a extensa lista de ingredientes. Para entender melhor o motivo de adição de tanta coisa, vamos entender como a salsicha é fabricada:

Salsicha: restos de carnes de boi, de porco e de frango são os ingredientes principais do produto.

salsicha

A salsicha é feita das partes menos nobres de vários animais (principalmente bovinos, suínos, frango e peru), para máximo aproveitamento industrial da carne animal. Em geral, se utilizam carnes de segunda e terceira, incluindo aparas e sobras dos cortes tradicionais (esses possuem maior valor e serão vendidos como peças ou filés); regiões pouco valorizadas do animal (como tendões e pele); miúdos comestíveis (estômago, coração, língua, rins, miolos, fígado); carne mecanicamente separada (CMS) – que é aquela que fica junto aos ossos; e, por fim, gordura. Além disso, a salsicha apresenta os ingredientes chamados extensores – amidos, gomas e proteínas de soja – que servem para auxiliar na ligação entre a carne a gordura. Completam a formulação aditivos como sal, especiarias, conservantes e corantes. Esses ingredientes são misturados, e a massa é cozida para destruir microorganismos patogênicos e desenvolver as características sensoriais desejadas. Já as tripas podem ser tanto naturais (provenientes de intestinos higienizados) ou sintéticas.

Algumas pessoas têm nojo do fato de se utilizarem miúdos na formulação, por isso é importante ressaltar que o fato de as carnes utilizadas não serem de primeira não quer dizer que apresentem algum risco para a saúde pública, já que toda a matéria-prima deve ser inspecionada pelo SIF e seguir a legislação regulatória do MAPA. As grandes empresas apresentam padrões rígidos de higiene e boas práticas de fabricação para garantir que os produtos sejam seguros ao consumo. Essa legislação, inclusive, define vários tipos de salsicha (exemplos: Viena, Frankfurt) e para cada um existe um limite máximo permitido para miúdos, CMS (regulado também através da quantidade de cálcio – já que contém traços de osso) e extensores.

Com informações daqui.

Contudo, o fato de ser um produto alimentício ser sanitariamente seguro (não apresentar riscos de contaminação por microorganismos e, consequentemente, pouco ou nenhum risco de intoxicação alimentar), não significa que o mesmo pode ser consumido sem causar riscos à saúde, pensando de forma mais ampla.

Um produto como esse, apesar de conter carne, contém inúmero aditivos alimentares artificiais (os famosos “antes”: corantes, espessantes, antioxidantes) que não trazem nenhum benefício – muito pelo contrário, já que podem aumentar os riscos de desenvolvimento de doenças como câncer, por exemplo.

Por isso, tenham muita moderação nesse período de festividades juninas!

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Notícias

Uma resposta para “Saiba o que você está comendo: edição Festa Junina

  1. Matheus

    Boa noite, seria possível fazer uma analise desse biscoito? Biscoito Aruba

    ”Farinha De Arroz, Fécula De Mandioca, Açúcar Cristal, Gordura De Palma, Chocolate 50 De Cacau, Ovo Integral, Cacau Em Pó, Farinha De Feijão Branco, Sal E Fermento Químico: Bicarbonato De Sódio.
    Alérgicos: Contém Ovo. Pode Conter Amendoim, Amêndoa, Castanha De Caju E Castanha Do Brasil(Pará).”

    http://www.americanas.com.br/produto/14459911/biscoito-zero-lactose-zero-gluten-de-chocolate-aruba?WT.srch=1&condition=NEW&epar=&epar=bp_pl_00_go_ab_todas_geral_gmv&gclid=Cj0KEQjwxbDIBRCL99Wls-nLicoBEiQAWroh6qfxPHZlhYoFtrhvNZymNX6Tce3Z6SUEnCchOlgLOXcaAjQq8P8HAQ&opn=YSMESP&sellerId=13828316000118

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s