O Veneno está na Mesa

Por Ada Bento, Camila Araújo e Camila Leão. 

veneno-esta-na-mesa

“Desde 2008 o Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos.”

É assim que inicia o documentário “O Veneno está na Mesa” lançado em 2012 por Silvio Tendler em parceria com a Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, o qual apresenta dados assustadores sobre o uso, consumo e impacto dos agrotóxicos no Brasil. O documentário conta com a participação de estudiosos, agricultores e representantes do governo, em especial da Anvisa.

Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida

lofopreto2_agrotoxicos1

A Campanha é um esforço coletivo, assumido por um conjunto de organizações e pessoas, que visa combater a utilização de agrotóxicos e a ação de suas empresas (produtoras e comercializadoras), explicitando as contradições geradas pelo modelo de produção imposto pelo agronegócio.

Objetivos da Campanha:

  • Construir um processo de conscientização na sociedade sobre a ameaça que representam os agrotóxicos, denunciando os seus efeitos degradantes à saúde (tanto dos trabalhadores rurais como dos consumidores nas cidades) e ao meio ambiente (contaminação dos solos e das águas)
  • Fazer da campanha um espaço de construção de unidade entre ambientalistas, camponeses, trabalhadores urbanos, estudantes, consumidores e todos aqueles que prezam pela produção de um alimento saudável que respeite ao meio ambiente
  • Denunciar e responsabilizar as empresas que produzem e comercializam agrotóxicos. Criar formas de restringir o uso de venenos e de impedir sua expansão, propondo projetos de lei, portarias e outras iniciativas legais
  • Pautar na sociedade a necessidade de mudança do atual modelo agrícola que produz comida envenenada para um modelo baseado na agricultura camponesa e agroecológica

Para mais informações, acesse o site oficial:

http://www.contraosagrotoxicos.org/

Um dos pontos destacados é o fato de como as grandes indústrias exercem seu poder sobre a produção nacional, inclusive “obrigando” os agricultores a utilizar os agrotóxicos, bem como sementes transgênicas, caso desejem algum apoio financeiro, visto que o governo e os bancos são fortemente influenciados pelo lobby de empresas como a Monsanto, Bayer, Basf, entre outras citadas durante o documentário.

O documentário também impressiona ao apresentar casos reais de agricultores que sofreram algum prejuízo, principalmente relacionado a saúde, devido ao uso dos agrotóxicos. Além dos prejuízos à saúde do produtor, muitas falas citam o grande impacto que os agrotóxicos têm na saúde da população – através da ingestão ou da contaminação do ambiente – , além de mostrar dados de contaminação em alimentos por uso indevido e/ou excessivo de agroquímicos, como mostram os dados do Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos (PARA/Anvisa, 2011-2012).

575x409xagrotox.jpg.pagespeed.ic.bSNTt1FgQO

É destacado ainda no filme os prejuízos econômicos que podem ser gerados com essa prática, como os gastos com a saúde pública e as barreiras impostas por alguns países aos produtos do Brasil por causa da quantidade de agrotóxicos.

Os dados mostram que na venda de agrotóxicos houve aumento em 140% nos últimos anos enquanto que os de grãos em 80%. Ou seja, é alarmante a quantidade de agrotóxico que está sendo utilizado na produções.

O excessivo uso de agrotóxicos, como vem sendo observado atualmente, leva a perda da fertilidade, biodiversidade, contaminação do ambiente, entre diversos outros problemas. O veneno realmente está na mesa, na grande maioria dos alimentos que consumidos, sejam eles frescos ou industrializados – como o macarrão, o pão ou a pizza, por exemplo, já que todos levam trigo cultivado com agrotóxicos.

Repense sobre as suas escolhas alimentares: será que basta consumir frutas e hortaliças sem saber a origem desses alimentos? Eles podem está cheios de inseticidas, fungicidas e outros “venenos”. Por isso busque consumir e incentivar o consumo de alimentos orgânicos. Procure a feira de orgânicos mais próxima de você no site do Idec!

mapa-das-feiras-organicas

Confira o documentário na íntegra:

veneno-esta-na-mesa

Clique na imagem para assistir o vídeo.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s