Páscoa “salgada”? Saiba como fazer melhores escolhas

Por Ada Bento, Camila Araújo e Camila Leão.

Para os cristãos, a Páscoa significa a ressurreição de Cristo. Porém, antes do surgimento do cristianismo, a Páscoa já era comemorada anunciando o fim do inverno e a chegada da primavera, de forma que esses antigos povos pagãos comemoravam a chegada da primavera decorando ovos.

Mas por quê o ovo de Páscoa?

O ovo é um destes símbolos que praticamente explica-se por si mesmo. Ele contém o germe, o fruto da vida, que representa o nascimento, o renascimento, a renovação e a criação cíclica. De um modo simples, podemos dizer que é o símbolo da vida.

Na tradição cristã, o ovo aparece como uma renovação periódica da natureza. Trata-se do mito da criação cíclica. Em muitos países europeus, ainda hoje há a crença de que comer ovos no Domingo de Páscoa traz saúde e sorte durante todo o resto do ano. E mais: um ovo posto na sexta-feira santa afasta as doenças.

Fonte: O que é a festa da Páscoa?

A tradição de presentear com ovos de chocolate começou com os confeiteiros franceses, que recheavam ovos de galinha com chocolate após retirarem a gema e a clara e em seguida os decoravam. A partir do século XIX com o desenvolvimento da tecnologia os ovos passaram  a ser feitos totalmente de chocolate e essa tradição continua até hoje.

Para os amantes de chocolate, a Pácoa é uma ótima oportunidade para “enfiar o pé na jaca”. Mas cuidado com  os excessos! O consumo exagerado, além de favorecer o ganho de peso, pode aumentar a glicemia e causar quadros de diarreia.

Então a dica é: consuma com moderação e escolha opções com mais cacau.

O chocolate meio-amargo ou amargo são os mais saudáveis, pois possuem alta concentração de cacau (acima de 70%). O cacau possui flavonóides, epicatequinas e ácido galático que tem ação antioxidante e ajuda manter o coração e as células saudáveis. A regra é quanto mais escuro o chocolate, mais flavonóides ele tem, portanto mais saudável.

Evite os chocolates brancos, pois são feitos de manteiga de cacau, não possuem os flavonóides e possuem mais gordura.

Já o chocolate ao leite, por conter menor teor de cacau (pelo menos 25%), não carrega tantos benefícios como os amargos. Fique atento aos rótulos e à qualidade dessas versões, pois muitos podem conter gordura hidrogenada em excesso.

Devido ao preço elevado da manteiga de cacau, a maioria dos chocolates encontrados nas prateleiras dos supermercados brasileiros, usam outros tipos de gorduras mais baratas, além de aromatizantes e outros ingredientes pouco naturais.

Outro ponto que deve-se ressaltar é que no Brasil não é obrigatória a presença no rótulo da quantidade de cacau no chocolate e, por isso, a maioria das marcas não colocam essa informação. Porém não seria interessante que a indústria disponibilizasse esse dado para sabermos se estamos consumindo chocolate de verdade?

Fazendo uma busca, encontramos esse exemplo de “chocolate” disponível para as confeiteiras e também para a indústria montar os produtos a base de “chocolate”:

Os Ingredientes do produto: Açúcar, gordura vegetal hidrogenada, leite em pó integral, emulsificantes lecitina de soja e ricinoleato de glicerila, aromatizante e corantes naturais urucum e cúrcuma. Contém glúten. *Fonte: Nestlé Professional.  

Ficamos nos perguntado: onde está o cacau?

E como se não bastasse esse tipo de abuso ao consumidor, os preços dos ovos de chocolate estão bem altos! Além de 10% mais caros do que no ano passado, os ovos de Páscoa também apresentam enorme variação de preços. Produtos da mesma marca, tamanho e peso chegam a custar até 31% a mais, dependendo do lugar (veja reportagem aqui).

Fizemos uma pesquisa para comparar os preços das barras de chocolate  com os preços dos ovos de Páscoa e verificar qual sairia mais em conta. Para a pesquisa, foram utilizadas como base os preços das Lojas Americanas e do Pão de Açúcar. Para quem mora Brasília, fica a dica do Brasília $urreal, que postou esses dias uma pesquisa de um dos seguidores da página, sobre os preços de ovos de páscoa em diversos supermercados (confira as fotos aqui).

barbie

Preços: Lojas Americanas.

diam negro

Preços: Lojas Americanas.

Talento

Preços: Pão de Açúcar.

ao leite gar

Preços: Pão de Açúcar.

carros

Preços: Pão de Açúcar.

galak

Preços: Pão de Açúcar.

Mas por quê essa diferença toda? Em reportagem, a fabricante Nestlé, justificou que “
os ovos de Páscoa são mais caros quando comparados a uma barra de chocolate da mesma gramatura porque sua composição de custo é diferenciada, já que são produtos concebidos não somente para o consumo tradicional, mas para presentear e encantar. Sua produção e distribuição envolve uma série de necessidades específicas, como a contratação de mão de obra temporária, desenvolvimento de embalagens especiais, processo manual de embalagem, armazenamento e transportes especiais, entre outros. De toda forma, as opções tradicionais de produtos continuam disponíveis como uma alternativa de menor preço, sem nenhum reajuste relacionado à época do ano”. (veja reportagem completa aqui).

De qualquer forma, podemos concluir que a opção mais barata para presentear na páscoa são as barras de chocolate. Os ovos de Páscoa voltados especificamente para o público infantil, com embalagens chamativas e brindes, tem o preço ainda mais alto do que os ovos voltados para o público de jovens e adultos.

Enquanto os ovos infantis custam entre R$ 25,00 – 30,00, com cerca de 180 gramas, o ovo Galak, por exemplo, que é voltado para o público adulto, contém uma quantidade maior de chocolate (240g) e custa menos (R$ 23,99).

As embalagens e brindes, além de aumentarem o preço dos ovos, ainda incentivam o consumo por parte das crianças, já que elas irão preferir os ovos com brindes e com embalagem do seu personagem favorito – veja nesse post a influência que a embalagem exerce sobre as preferências das crianças.

Se você não quiser abrir mão dos famosos ovos de páscoa, uma opção interessante é buscar produtores artesanais do ovo, que muitas vezes têm preços mais em conta – mas fique atento à qualidade do chocolate! Fuja dos que são praticamente à base de gordura hidrogenada.

E se você gostar de se aventurar na cozinha, outra opção bem interessante é fazer o seu próprio ovo de páscoa. Compre barras de chocolate, forminhas, embalagens, chame as crianças e mãos na massa, ops, no chocolate!

Sugestões de tutoriais para fazer seu ovo de páscoa

Para fazer um ovo simples:

tutorial gnt

Clique na foto para ver todas as imagens do tutorial.

 

Captura de Tela 2014-04-03 às 12.58.41

Clique na foto para ver o vídeo explicando como fazer o ovo de Páscoa.

Use a criatividade e enfeite com embalagens coloridas! E se você tiver um pouquinho mais de experiência na cozinha, ou quiser arriscar uma receita diferente, que tal um ovo de brigadeiro?

receita-ovo-brigadeiro

Para ver a receita, clique na imagem.

Se não quiser rechear, também é possível fazer o brigadeiro tradicional e colocar por cima do ovo tradicional que você aprendeu a fazer lá na primeira sugestão. E se for com brigadeiro gourmet de café ou nozes?! Huuuuuuum!!!

ovo gourmet

Para ver as receitas, clique na foto.

Com todas essas informações, esperamos que as escolhas para a Pácoa desse ano sejam mais bem pensadas e que o espírito de renovação da Páscoa não se resuma a presentes caros e ovos cheios de marketing, mas sim a um momento de confraternização e de novas experiências com aqueles que amamos!

 

 

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Notícias

2 Respostas para “Páscoa “salgada”? Saiba como fazer melhores escolhas

  1. Bem completo, texto bem feito e didático. Parabéns aos realizadores, selo K de qualidade.

  2. Barbara

    Vocês nem conentaram sobre o ricinoleato, que é um óleo de ricino, laxante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s