Chocolate ao leite saudável?!

Por Camila Araújo e Camila Leão (com contribuições de Letícia Medeiros).

Uma leitora do blog, nos mandou a seguinte foto essa semana:

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Seu relato: “Estava eu conscientemente enchendo a cara  de chocolate – porque comprei, no shopping, um fondue com morango, banana e chocolate ao leite -, quando vi o que estava escrito no potinho. Fiquei indignada! Vocês acreditam que estava escrito que esse produto é saudável? E DUAS vezes?”

Será que só o fato de um produto conter frutas, já é suficiente para considerá-lo saudável?  #EraSóOQueFaltava!

Atualmente, essa é uma das principais estratégias da indústria de alimentos: o nutriwashing.

E o que é o nutriwashing?

É uma estratégia de marketing que faz o consumidor acreditar que o produto é “saudável”, “natural”, “sem conservantes”, entre outros atributos, e, com isso, leva o indivíduo a consumí-lo sem nem se preocupar em ler o rótulo e conhecer melhor a composição nutricional do mesmo. Já falamos um pouco disso nesse post.

Mais uma vez lembramos: não acredite em tudo que vê! Existe muito mais nas “letrinhas pequenas” do que nos destaques da embalagem.

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1 comentário

Arquivado em Notícias

Uma resposta para “Chocolate ao leite saudável?!

  1. Camila Boa tarde! Discordo do uso da terminologia “estratégia de Marketing”, o marketing não tem o objetivo estratégico de enganar o consumidor, mas sim, de satisfazer necessidades e desejos através da TROCA de produtos de valor(onde ambas as partes estejam satisfeitas, com o valor monetário ou com o desempenho, qualidade e performance do produto/serviço). O que você postou podemos considerar como uma empresa que tem orientação para a venda ou produto, e mesmo que utilize estratégias e o composto mercadológico, está cometendo um erro de comunicação em fazer uma promessa de algo que não conseguirá entregar “produto saudável”. Ainda mais em um ambiente altamente competitivo em que as organizações precisam se perpetuar e se tornarem geracionais através de relacionamentos duradouros, transparentes e responsáveis. Lembrando que não compramos produtos mais benefícios que juntos formam uma hierarquia de valor. Então o marketing precisa ser ético e responsável.

    Grato!

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