Alimentação e acne: será que tem a ver?

Por Camila Araújo e Camila Leão.

No programa Bem Estar de ontem, que contou com a presença de um endocrinologista e de uma dermatologista, foi discutido sobre as causas e o tratamento da acne. Como de costume, um dos médicos que participou do programa abordou um assunto que não é de sua competência: alimentação. Após receberem a pergunta de alguns espectadores sobre o consumo de determinados alimentos influenciando no aparecimento de acne, a resposta foi a seguinte: “A alimentação não tem nada a ver com acne”

Veja o vídeo do programa aqui.

Apesar de no site ser afirmado que a alimentação pode ter influência, o grande impacto que o programa tem é por meio da TV, ou seja, quanta gente não deve ter sido atingida acreditando que essa afirmação é uma verdade absoluta?!

A alimentação tem influência SIM sobre o aparecimento de acnes. Para exemplificar, um estudo* publicado ano passado mostrou a importância de uma alimentação adequada para o tratamento de uma pessoa com acne – os autores sugerem que alimentos ricos em zinco e vitaminas A e E auxiliam na profilaxia e no tratamento da acne.

A propósito… O medicamento mais usado para tratamento de espinhas é o Roacutan ou Isotretinoína, que nada mais é, trocando em miúdos, do que uma “mega dose” de vitamina A. Se as pessoas tentassem melhorar primeiro a alimentação, para depois procurar um médico, ou até fizesse isso de forma concomitante, talvez o uso desse medicamento reduzisse bastante e se aplicasse somente a casos mais severos, por exemplo.

Mais uma vez destacamos a importância de um profissional de nutrição para discutir a alimentação,  caso contrário, o serviço prestado por essas informações torna-se um “desserviço”, apenas confundindo a população.

*A versão completa deste estudo não está disponível para download gratuito em qualquer local. Entretanto, se você estiver curioso para ler tudo, basta ir a uma biblioteca de universidade pública e fazer o download, lá ele é permitido!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s