McDonald’s além da cozinha

Por Camila Araújo e Camila Leão.

Na tarde de ontem a jornalista Francine Lima participou de um “Café Universitário” que contava com a presença de um executivo do McDonald’s. Como ele ia falar de “comunicação e cadeia de valor”, uma possibilidade era que fosse abordado sobre a propaganda “Além da Cozinha“, que mostra de onde supostamente vêm os ingredientes dos produtos da rede.

Durante a palestra, Francine fez algumas perguntas a respeito do processo de produção e dos ingredientes utilizados pela empresa. Estes questionamentos, pelo visto, foram bastante desconfortáveis tanto para o executivo, quanto para os organizadores do evento. Confira o relato de Francine AQUI.

Durante seu questionamento, Francine cita os extras do documentário Super Size Me em que  Morgan Spurlock guarda lanches do McDonald’s e de outros restaurantes que produzem os hambúrgueres e as batatas fritas de forma mais “artesanal”. O resultado pode ser conferido no vídeo abaixo:

Apesar de os sanduíches de ambas as lanchonetes estragarem mais ou menos ao mesmo tempo, as batatas fritas do McDonald’s se mantiveram intactas durante 10 semanas (tempo que durou o experimento).

Outro experimento bastante parecido, foi proposto pela fotógrafa americana Sally Davies – ela comprou em abril de 2010 uma promoção do Mc Lanche Feliz e guardou o hambúrguer e as batatas fritas, sem refrigeração, em uma prateleira de sua casa coberto apenas com um recipiente de vidro. A fotógrafa vem registrando o estado em que se encontra o lanche e o resultado é surpreendente:

 davies

Quando esta foto foi tirada, o lanche já estava sendo guardado a mais de três anos, sem sinais de deterioração!

Podemos observar que os resultados dos experimentos foram diferentes no caso dos sanduíches. Uma possibilidade seria porque Spurlock escolheu sanduiches que continham vegetais, molhos e queijos, ou seja, ingredientes mais perecíveis. Já Davies utilizou apenas o hambúrguer e o pão.

De qualquer forma, tudo indica que os lanches produzidos pelo McDonald’s NÃO SÃO uma opção saudável.

E vocês, o que acham desses experimentos?

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Notícias

2 Respostas para “McDonald’s além da cozinha

  1. Só uma coisa. Não foi após a palestra. Foi durante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s