Com a volta às aulas… O que colocar na lancheira?

Por Camila Araújo. 

85152_ext_arquivoCom a volta às aulas, vêm também as dúvidas e preocupações para montar a lancheira da criançada. Mas com a rotina corrida e a falta de tempo de muitos pais, muitas vezes o que se encontra nas lancheiras são salgadinhos industrializados, bolinhos artificiais, biscoitos recheados, sucos de caixinha, entre diversos outros exemplos nada saudáveis, mas com certeza práticos.

Contudo, será que essa praticidade compensa? Quando observamos o teor nutricional desses alimentos (ou melhor, produtos alimentícios) e a saúde das crianças, aparentemente não… O documentário Muito Além do Peso retratou isso muito bem, mostrando o crescimento da obesidade infantil no país e no mundo.

Mas para tirar a dúvida, o PropagaNUT resolveu mostrar o problema de alguns dos alimentos mais comuns encontrados nas lancheiras e dar algumas dicas de como fazer uma lancheira mais saudável.

Lanche 1

ana-soja

Para visualizar as análises completas, clique nos links ao lado.

Bolinho Ana Maria – cheio de açúcar e gordura, além de muitos aditivos alimentares.

Suco de uva Ades – por ser a base de soja, muita gente pode achar que é melhor. Mas ele também possui muito açúcar e aditivos, além de adoçante, que não é tão indicado para ser consumido por crianças.

Opção mais saudável: bolo caseiro sem recheio e suco de fruta (dentro de uma garrafinha térmica).

Opção mais prática, viável e ainda saudável: bolo caseiro e suco industrializado*.

Lanche 2

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Para visualizar as análises completas, clique nos links ao lado.

Toddynho – rico em açúcar, gorduras e aditivos alimentares.

Biscoito recheado Passatempo – alto teor de açúcar, aditivos alimentares, gorduras,  além de  utilizar fontes de gorduras que, possivelmente, são trans.  Também possui corante caramelo, que tem sido apontado como uma substância possivelmente cancerígena (mais especificamente, o caramelo IV, que é muito utilizado em refrigerantes – leia mais aqui).

Opção mais saudável: mix de aleaginosas e frutas secas e um iogurte* natural batido com fruta (dentro de uma garrafinha térmica).

Opção mais prática, viável e ainda saudável: mix de aleaginosas e frutas secas e um iogurte* saborizado (morango, ameixa, mel, etc) ou biscoito caseiro/biscoito simples* (sem recheio) e uma fruta.

*Acreditamos ser melhor não indicar nenhuma marca específica. Mas procure produtos que tenham reduzido teor de açúcar e gorduras, que sejam ricos em vitaminas e minerais (naturalmente presentes, se possível) e que utilizem poucos aditivos alimentares. Leia e compare os rótulos para fazer melhores escolhas.

Fonte das análises: Fechando Zíper.

Muitas vezes não é possível fazer o ideal, ou seja, o mais saudável – por isso existem tantas opções de industrializados que auxiliam nos momentos de “perrengue”. O grande problema é quando esses alimentos que deveriam ser exceção viram regra.

É importante que os pais dediquem um pouquinho a mais de seu tempo para a alimentação (e, consequentemente, para a saúde) de seus filhos e, para isso, planejamento é fundamental.  Entre algumas dicas do que os pais podem fazer para não perder tanto tempo na montagem do lanche estão:

  • Deixar as frutas já higienizadas e cortadas (para as que precisarem disso) na geladeira, nos potinhos que a criança vai levar na lancheira.
  • Preparar bolos e biscoitos no fim de semana, para ir oferecendo na lancheira da criança ao longo da semana.
  • Separar o bolo, o mix de castanhas e frutas ou o biscoito, por exemplo, na noite anterior à aula, nas porções que a criança vai consumir.
  • No caso de sanduíches, preparar a noite e deixar na geladeira, para que seja necessário apenas colocá-lo na lancheira.

Outras sugestões interessantes de lanches podem ser encontradas na página da nutricionista infantil Karine Durães,  no blog Comer para Crescer, bem como na página e no facebook de As delícias do Dudu.

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