A embalagem pode influenciar na escolha de alimentos?

Por Camila Araújo.

Ontem o pessoal do Fechando Zíper postou a seguinte foto:

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Como podemos observar, o refrigerante Fruki é comercializado em embalagens reutilizáveis de cerveja. Muita gente achou despropositado o comentário da página, exaltando o fato da importância da reutilização das garrafas de vidro. Essa reutilização, sem dúvida, é importante! Mas seria muito mais adequado se fossem destinadas apenas às garrafas de cerveja (já que contém a inscrição em alto relevo) ou que fossem reutilizadas as garrafas lisas, sem essa inscrição (se é que garrafas assim existem).

A comercialização do produto nesta embalagem pode dar uma ideia errada ao consumidor (não é a toa que o Fechando Zíper recebeu uma dúvida de uma pessoa que não conhecia o produto, perguntando se ele continha álcool). Ao ler o rótulo, com letras bem miúdas, a pessoa iria descobrir que se trata de um refrigerante; porém, é importante que os produtos fabricados pela indústria tenham embalagens e informações claras e objetivas sobre ele.

A propósito, estudos comprovam que a embalagem influencia nas decisões do consumidor, especialmente quando se trata do público infantil. Até porque, atualmente, o consumidor encontra uma ampla variedade de marcas nas gôndolas dos supermercados e, nesses casos, a escolha será em grande parte influenciada pela embalagem.

Um estudo realizado por Elliott e colaboradores (2013) analisou a preferência de crianças entre 3 e 5 anos quanto aos alimentos (hambúrguer, nuggets, batatas fritas, “cenouritas” e cupcakes), apresentando-os em embalagens diferentes – eles utilizaram embalagens das marcas McDonald’s e Starbucks, bem como embalagens sem marca, sendo uma branca e outra colorida. Eles seguiram uma metodologia bastante similar à de Robinson e cols. em seu estudo de 2007 (veja mais nesse post).

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No experimento realizado, as crianças preferiram os alimentos presentes nas embalagens com a marca McDonald’s ao invés daqueles que estavam na embalagem branca. Entretanto, quando elas deveriam escolher entre as embalagens com a marca do McDonald’s e as embalagens coloridas ou da Starbucks, as crianças não demonstraram uma preferência pelo McDonald’s. Desta forma, o estudo sugeriu que não é apenas a marca que influencia na escolha alimentar das crianças, mas também a presença de embalagens decoradas, coloridas e chamativas.

Desta forma, é possível perceber como as embalagens influenciam nas escolhas alimentares do consumidor (seja ele uma criança ou um adulto), mesmo que isso ocorra de forma inconsciente – seja pela estética, pelo tamanho ou pelas informações que ela contém.

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embaAs embalagens dos alimentos industrializados, principalmente aqueles direcionados ao público infantil, têm cores chamativas, desenhos ilustrativos, personagens e uma alusão à diversão. Já para os adultos, muitos vezes o recurso utilizado é o apelo aos benefícios à saúde, como “contém vitaminas e minerais”, “enriquecido”, “contém ômega-3”, “diet” ou até a presença de ilustrações de alimentos saudáveis, como frutas e vegetais, apesar de o produto não necessariamente contê-los.

No caso do refrigerante acima citado, a embalagem pode ter sido uma artimanha não muito estratégica para vendas, uma vez que confunde o consumidor. Entretanto, diversos são os casos de “sucesso” da embalagem funcionando como excelente estratégia de promoção da empresa e  marketing do produto.

Assim, apesar da Anvisa não considerar a embalagem como uma estratégia de marketing, observa-se que este é um artifício muito utilizado e muito eficaz para conquistar o consumidor.

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