Aplicativo de cirurgia plástica para crianças? #EraSóOQueFaltava

Por Camila Araújo e Camila Leão.

Foi lançado recentemente no Reino Unido, um aplicativo para aparelhos eletrônicos, como smartphones e tablets chamado Plastic Surgery & Plastic Doctor & Plastic Hospital Office for Barbie, o qual foi desenvolvido em formato de joguinho para crianças a partir dos 9 anos de idade e que estava livre para download na Apple Store e no GooglePlay.

A descrição do aplicativo era a seguinte: “Esta infeliz menina está tão acima do peso que nenhuma dieta pode ajudá-la. Em nossa clínica, ela pode passar por uma cirurgia chamada lipoaspiração que vai deixá-la magra e bonita. Nós precisaremos fazer pequenos cortes em áreas problemáticas e sugar a gordura extra. Você vai operar ela, doutor(a)?”

BARBIE

Houve uma grande repercussão nas redes sociais, com inúmeras críticas quanto ao jogo infantil (OBVIAMENTE!) Selecionamos algumas delas, com as quais nós concordamos:

“Este é de longe o aplicativo mais nojento que eu já vi. São coisas assim que fazem com que meninas sintam-se inseguras com seus corpos e acreditem que precisam ‘ser perfeitas’ para se enquadrar.”

“Usem a inteligência para desenvolver um aplicativo que empodere e ensine as meninas a amarem a si mesmas como elas são, ao invés de cortar seus corpos para se adequar a visão de beleza de outras pessoas.”

screen640x640Após tantas manifestações de pessoas indignadas com o aplicativo, o mesmo foi tirado do ar. Contudo, outro jogo (bastante similar) foi lançado – chamado Plastic Surgery for Barbara.

No novo aplicativo, a descrição diz: “Barbara gosta de comer um monte de hambúrgueres e chocolates e um dia começou a achar que estava feia. Ela não pode seguir nessa situação mais nenhum segundo sequer. E hoje, o cirurgião plástico vai fazer uma operação em seu corpo e em seu rosto, a fim de tornar a Barbara bonita novamente. Ela tem medo de tudo isso”. Ou seja, a proposta desse novo aplicativo é idêntica ao anterior tirado do ar, sendo que o atual é recomendado para crianças maiores de 12 anos.

Enquanto estávamos escrevendo este post, o aplicativo Plastic Surgery for Barbara também foi retirado do ar (veja aqui). Isto prova que as manifestações populares, até mesmo as realizadas via redes sociais, são eficazes para gerar mudanças. Se você não concorda com alguma coisa, manifeste-se! 

BARBARA

Em um comunicado, o ex-presidente da Associação Britânica de Cirurgiões Plásticos e Estéticos (BAAPS), Nigel Mercer, descreveu o Plastic Surgery for Barbie como “sexista e perturbador”. Ele disse: “Este aplicativo descaradamente e despudoradamente utiliza marcas conhecidas [como a Barbie] para atingir as crianças, um público vulnerável, expondo-as a uma retórica sexista e perturbadora, através da crítica  que o jogo faz ao corpo de uma personagem que não está de acordo com um padrão de beleza inatingível”.

E quando achamos que os absurdos se limitam ao mundo virtual, relembramos o caso da mãe que presenteou sua filha de 7 anos com um “vale lipoaspiração”. Isso porque ela já tinha um voucher no valor de R$ 14,5 mil para colocar silicone nos seios. Tudo presente da mãe, Sarah Burge, conhecida como a Barbie Humana. A inglesa de 51 anos, é viciada em cirurgias plásticas e já gastou mais de um milhão de reais em procedimentos cirúrgicos. Leia mais aqui.

mulher barbie

Em tempos de tecnologia disponível para todos, de publicidade abusiva voltada para crianças e de culto a imagem corporal, precisamos estar cada vez mais atentos ao conteúdo que as crianças têm acesso.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Notícias

2 Respostas para “Aplicativo de cirurgia plástica para crianças? #EraSóOQueFaltava

  1. Anônimo

    Me parece Muito chato

  2. se o atual marxismo cultural prega que a criança já pode praticar a sexualidade pq não podem escolher fazer cirugias plasticas ou tatuagens do bob esponja isso é opressão…kkkkkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s