Qual a melhor dieta do mundo?

Por Vanessa Musskopf (Fonte: Santa Dieta).

Por essa o Jamie Oliver não esperava: um professor de ciências de uma cidadezinha do interior dos Estados Unidos emagreceu 17kg comendo apenas McDonald´s.  (Clique para ler a matéria completa!)

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Isso mesmo! Ao contrário do Morgan Spurlock no documentário “Super Size Me”, que engordou mais de 10 quilos e piorou consideravelmente sua saúde, o professor John Cisna seguiu um programa nutricional no qual as três refeições diárias somavam cerca de 2.000 calorias e as quantidades de carboidratos, proteínas, gorduras e outros nutrientes eram próximas do recomendado por médicos e nutricionistas.

Não quero discutir aqui o impacto negativo que consumir McDonald´s com suas tranqueiras comotransgênicos, aditivos químicos, sódio… tem na nossa saúde, mas o que esse Tiozinho nos mostrou é que QUALQUER DIETA funciona. Pois é… emagrecer todas emagrecem! Mas emagrecer com saúde são outros 500!

Na verdade, as dietas não são tão diferentes assim. A da proteína e até mesmo a vegan tem algo em comum. Não, eu não fiquei louca! Você já parou para pensar como que dietas tão diferentes levam ao mesmo resultado? 

Segue o raciocínio!

1. RESTRINGEM A QUANTIDADE CALÓRICA.

Sem milagres por aqui. Se uma pessoa consumia 5.000 calorias e passou a ingerir apenas 2.000, o resultado dessa conta a gente já sabe! Mas vale ficar atento ao tipo de restrição que a dieta prega. Já falei aqui (clica!) sobre os perigos de seguir regimes altamente restritivos.

Além disso, contar calorias não é a melhor forma de emagrecer com saúde, afinal não é preciso ser nenhum gênio para saber que existe muita diferença entre 2000 calorias de BigMac e 2000 calorias de salada, né?

2. ELAS FOCAM NA QUALIDADE NUTRICIONAL.

Quando feitas de forma correta e com acompanhamento, as dietas pressupõem que a gente evite alimentos altamente processados​​ e pobres em nutrientes, certo?

Os defensores da Paleo e low carb querem que você coma mais alimentos de origem animal e outros tipo de comida com elevados índices de proteína e gordura, e que sejam minimamente processados​​. Já os pró-Veganismo, por exemplo, também querem que você corte os industrializados e passe a comer alimentos mais naturais à base de plantas, ricos em fibras e antioxidantes.

O que elas têm em comum?

Todas estão falando para você comer… COMIDA! E se olharmos bem de perto, elas têm a mesma recomendação básica: comer alimentos nutritivos e cortar os industrializados​​. E fazer isso é mais importante para sua saúde do que ficar contando calorias!

3. TRAZEM NOVOS HÁBITOS.

Só o fato de você estar mais interessado na sua alimentação e prestar mais atenção no que você está comendo já faz muita diferença na sua saúde. Mas a criação de novos hábitos do tipo comer de 3 em 3 horas e beber 2 litros de água por dia, trazem muitos benefícios. E tanto faz se você está focada em cortar carbos, contar calorias, comer mais vegetais orgânicos ou aumentar a ingestão de proteínas.

4. AJUDAM A ELIMINAR DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS.

Quando nós estamos mais atentas ao processo de comer, gradualmente passamos a consumirmenos besteiras e começamos a escolher alimentos mais saudáveis, que consequentemente nos ajudam a sanar nossas deficiências nutricionais, passamos a nos sentir mais dispostas e acabamos dando os créditos para a dieta que estamos seguindo:

– Sou outra pessoa desde que comecei a seguir a Paleo.

– Minha pele é outra desde que cortei a Lactose. E nunca mais tive crises de renite também!!

Quantos depoimentos assim você já viu por aí? Às vezes essa transformação é tão dramática, que as pessoas se tornam verdadeiras talibãs da dieta XYZ. Mas em tese, bastava corrigir essa deficiência nutricional/alergia alimentar para que tudo na nossa saúde melhorasse. #pausaparareflexão 😉

5. ESTIMULAM O EXERCÍCIO FÍSICO!

Quem chega no consultório – de uma nutri ou de um endócrino – querendo emagrecer, escuta sempre a mesma recomendação: faça exercícios! Não importa o quão opostas sejam as“filosofias dietéticas” que esses profissionais seguem, se exercitar é consenso entre todos!

E no caso do professor que emagreceu 17kg comendo Mac, o que brilhou pra mim foi o impacto da atividade física nesse resultado. Ele saiu do ZERO para 45 MINUTOS de caminhadas diárias.

Quando uma pessoa se exercita regularmente e com uma boa intensidade, ela estáqueimando/usando/transformando o que ela come (seja um Quarteirão com queijo ou uma bela salada) em energia e não estocando como gordura extra! E se você ainda tinha dúvidas de que caminhar é um ótimo remédio para a saúde, que tal calçar o tênis e começar? 😉

Todo esse blábláblá é só para concluir que a melhor dieta do mundo na verdade

… é aquela que é melhor pra você.

Como eu disse lá em cima: QUALQUER DIETA – com uma boa dose de esforço – funciona. Pois é… emagrecer todas emagrecem! Mas emagrecer com saúde são outros 500! Por isso, não adianta tentar seguir a “dieta da moda” só porque sua vizinha perdeu 20kg comendo ovo e salsicha, afinal magreza não é sinônimo de saúde. Além disso, também não é preciso gastar rios de dinheiro para entrar em forma. Feijão e arroz também emagrecem quando inseridos num plano nutricional coerente para a sua saúde e o seu estilo de vida. 😉

Nota do PropagaNUT

Na reportagem, o professor que se submeteu ao experimento reforça que “são as nossas escolhas que nos engordam, e não o McDonald’s”. Bom, talvez até seja verdade, mas vale ressaltar que essas empresas têm grande influência nas escolhas alimentares por meio da publicidade, além da influência na situação global da obesidade, já que oferecem alimentos ricos em calorias, açúcar, sódio e gorduras. E como citado no texto: não se trata apenas de “engordar”, mas de ter qualidade de vida e uma boa saúde.

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