Como aproveitar melhor as festas de fim de ano

Por Camila Araújo e Camila Leão. 

Com as comemorações (e comilanças) de fim de ano chegando, o PropagaNUT resolveu lançar nesta semana uma série sobre comidas de Natal. Vamos postar algumas sugestões de receitas para aproveitar o natal de forma mais saudável e consciente.

Porém, primeiramente gostaríamos de ressaltar alguns pontos que já foram ditos aqui no PropagaNUT, mas que normalmente são esquecidos nessa época do ano…

Rotulagem

Já mostramos a importância de ler e entender as informações presentes nos rótulos de alimentos – muitas vezes consumimos um alimento industrializado acreditando estar consumindo algo saudável, porém ao analisar a lista de ingredientes encontramos altos teores de açúcar, gorduras, sódio e aditivos.

Além disso, a leitura do rótulo é importante, pois permite a escolha mais adequada entre diferentes marcas, e mais do que isso, nos prova que se é possível fazer o mesmo alimento em casa – essa será sempre a melhor opção!

O canal Do Campo à Mesa já está famoso por apresentar vídeos sobre a rotulagem de alimentos. Também já em clima natalino, o último vídeo lançado foi sobre Panettones e ilustra bem o que falamos acima:

Consumismo

espirito de natalO natal é uma data marcada por festas e comemorações. Esta data simboliza vida nova, o nascimento do Menino Jesus e a renovação do desejo de paz e harmonia entre os homens.

Mas qual será o real símbolo do Natal?

Há muito tempo que esta data vem sendo marcada pelo consumismo desenfreado, pela necessidade de comprar mais e mais presentes.

arvore de natal

Para agradar aos pequenos hoje em dia, não basta apenas um presente entregue pelo próprio Papai Noel. Em muitas famílias, passou ser necessário cumprir uma lista de brinquedos exigidos pela criançada. Será este, de fato, o melhor caminho para promover a felicidade dos filhos nesta época do ano?

Uma boa ideia para minimizar os efeitos desse consumismo e “entrar” no espírito de natal, ou seja, de renovação, seria fazer uma “limpeza” nos brinquedos antigos antes de receber os novo e doá-los para crianças ou instituições que ajudem famílias carentes.

Cuidado com excessos

precisa-colocada-satisfacao-convidados-orcamento_ACRIMA20121223_0013_15Não há como negar que as ceias de fim de ano estão repletas de comidas saborosas e, às vezes, pouco saudáveis ou engordativas. Ninguém precisar se privar nessa época. O importante é não exagerar e buscar realizar melhores escolhas.

Um bom exemplo disso é a famosa rabanada: atualmente já existe a versão assada da tradicional frita – então por quê não experimentar e aderir a essa nova opção?

Vale lembrar também que é importante manter um consumo moderado de bebidas alcoólicas, visto que os prejuízos causados pelo excesso já são bem conhecidos. Além disso, muitas pessoas não sabem, mas o álcool é uma grande fonte de calorias vazias, ou seja, calorias que engordam e não tem nenhum nutriente associado.

Aproveite alimentos típicos dessa época

Muitos alimentos que possuem diversas características e propriedades positivas para a saúde, estão muito disponíveis nessa época do ano – com menos agrotóxicos (mas os orgânicos sempre são melhores!), mais baratos e mais fáceis de encontrar nas prateleiras dos supermercados e nas feiras.

Entre alguns destes, podemos citar o pêssego, a nectarina, as castanhas, enfim, uma infinidade de opções!

Romã

romaA fruta que alimenta simpatias e decora mesas tem propriedades importantes para a nossa saúde. A romã é rica em vitamina A, que ajuda a manter a pele bonita, saudável e favorece a visão. Também é rica em vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6), que auxiliam a circulação, aumentam a resistência às infecções, facilitam a eliminação de líquidos e previnem o estresse.

Nozes

nozesAlém de serem ricas em magnésio e zinco, excelentes antioxidantes que ajudam na prevenção de diversos tipos de câncer e a fortalecer o sistema imunológico, que é o nosso sistema de defesa, são também ricas em niacina e outras vitaminas do complexo B, que ajudam a diminuir a vontade de comer doce.

Fonte: 13 alimentos de Natal que devem ser consumidos o ano todo.

Boas festas e aguardem as receitas nos próximos posts!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s