Ceia da Árvore – Sadia #EraSóOQueFaltava

Por Camila Araújo e Camila Leão.

Navegando pela Internet em busca de novidades sobre alimentação e a mídia, encontramos o seguinte relato:

“Acabei de assistir a um comercial que diz que existe o dia oficial de armar a árvore de natal. E para o ritual em família ser completo deve existir uma ceia. Não qualquer ceia, mas a ~ Ceia da Árvore ~ ou seja, uma ceia com um peru da Sadia. O mercado está criando um dia para oficializar as celebrações natalinas. Sim, meus caros, porque comer peru só no natal não basta. Devemos consumir peru também no dia ~oficial de montar a árvore de natal~.
Não tô bege não. Tô roxa. De raiva.
A cara de pau dessa gente senhores, não conhece limites.”

(Por Balzaca Materna)

Fomos em busca da nova campanha da sadia para saber um pouco mais e descobrimos que existe até um site dedicado somente para ela! Entre as várias informações apresentadas na página, destacamos o texto de “boas vindas”, o qual explica a ideia da campanha e o vídeo de divulgação:

ceia da arvore

#EraSóOQueFaltava!

Em entrevista à revista Meio e Mensagem, a Sadia justificou que poucos sabem a data certa de montar a árvore de natal e que esta faz parte da tradição cristã, assim como o próprio dia 25 de dezembro. Porém, a verdade é que além de o comércio descaracterizar o verdadeiro objetivo do Natal, tornando-o nada mais que uma data comercial, não satisfeitos com o aumento absurdo de vendas nesse período, agora eles estão inventando um “segundo natal”.

A ideia começa com um “dia da ceia de árvore”, no qual já inseriram a obrigação de realizar uma prévia da ceia do dia 25. Já pensou se a ideia pega, os outros setores do comércio gostam e resolvem estimular uma prévia da troca de presentes também? Não seria nada mal para a indústria de brinquedos, adicionar mais uma data “comemorativa” na qual os pais se sentissem obrigados a comprar presentes para as crianças.

O PropagaNUT concorda com a opinião da Balzaca Materna. O dia de montar a árvore (caso esta data realmente seja representada por um dia fixo), deve ser o dia de montar a árvore, e não uma prévia do tão esperado Natal!

Anúncios

12 Comentários

Arquivado em Notícias

12 Respostas para “Ceia da Árvore – Sadia #EraSóOQueFaltava

  1. Juliana

    Dia de montar a árvore de Natal

    – De acordo com a TRADIÇÃO CATÓLICA, a árvore de Natal deve ser montada A PARTIR do dia 30 de novembro, que é o começo do período do ADVENTO. Sua montagem DEVE SER aos poucos, intensificando-se a partir de 17 de dezembro (momento em que a Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus). Em 6 de janeiro (Dia de Reis), de acordo com esta tradição, é o dia de desmontar a árvore de Natal.

    Já a ceia… faz quem quer, independente de mídia ou não!

    • Dani Torres

      Essa é a versão simplificada. A data correta é o QUARTO DOMINGO ANTES do Natal. E por acaso em 2013, esse dia cairá 1º de dezembro, um domingo. E o dia de DESMONTAR a árvore de Natal 6 DE JANEIRO, o DIA DE REIS.

  2. Dani Torres

    A mim ñ interessa quem publique a informação. Já q a sadia está pagando os tubos pelo time televisivo, q seja. Na minha opinião, quem deveria enfatizar as datas inerentes ao catolicismo é a igreja católica…Se não o faz, paciência, Afinal…Todo o natal é um grande comércio! Triste. Mas quantos aos fatos, vale lembrar que as datas são essas: ****A data correta é o QUARTO DOMINGO ANTES do Natal. E por acaso em 2013, esse dia cairá 1º de dezembro, um domingo. E o dia de DESMONTAR a árvore de Natal 6 DE JANEIRO, o DIA DE REIS. ***

  3. Obrigado por sintetizar em poucas e boas palavras a minha indignação .

    Na boa, teorias da conspiração clássicas como aquela de que o Papai Noel foi invenção do capitalismo, do Diabo ou da coca-cola, são uma coisa. Outra história foi eu ver no meu tempo de vida (Ou melhor, de um ano pra outro!) a apropriação/anexação de uma brecha natalina na constituição judaico-católico-neo-cristã pelo alto escalão de publicitários. ´

    Parece coisa de cinema! Decidiram instituir um feriado pra montar a árvore (Com a desculpa simplória de “… então disse Moisés ao povo do Egito: Montai vossas árvores no octogésimo dia útil antes do Natal!” – PAULO, versículo 4, artigo VII, lei de número 777.22.) e de repente todo mundo engoliu essa historinha como verdade universal, afinal, “se passou na televisão, então deve ser cientificamente provado…”. Não estávamos fazendo errado antes da Sadia elucidar nossas mentes. Só faltou mandar um “Façam a ceia da Árvore ou QUEIMEM NO INFERNO :)”.

    Abraços e parabéns pelo blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s