Herbalife é a nova parceira do CNPQ?! #EraSóOQueFaltava

Por Camila Araújo e Camila Leão.

No dia 30 de outubro o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou que o Projeto Ciência sem Fronteiras (CsF) contaria com um novo parceiro: a empresa  Herbalife.

herbalife e cnpq

#EraSóOQueFaltava!!

Para piorar, qual foi o constrangimento que sentimos quando lemos no texto publicado no site do próprio CNPq, que a empresa era “do ramo da nutrição”. Mas peraí, desde quando uma empresa que vende a ideia de que shakes substituem alimentos, pode ser considerada uma empresa de nutrição?!

1456889_10201715467360852_1450280785_n

No texto, o Presidente do CNPq, Glaucius Oliva, afirma que “a inovação acontece no ambiente das empresas e é fundamental esse processo de estabelecimento de parcerias para estimular o desenvolvimento científico e tecnológico e da inovação”. “Uma das vocações do programa Ciência sem Fronteiras é a formação de pesquisadores em ambiente empresarial. A parceria com as empresas é um dos diferenciais do Programa”, completou o presidente do CNPq.

Gioji Okuhara, diretor Geral da Herbalife do Brasil, afirmou que o interesse da empresa ao estabelecer a parceria “é fomentar a pesquisa e formar pesquisadores para trabalhar em empresas, além de participar do processo de desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil”. “Temos feito muitas parcerias com foco em problemas de saúde e nutrição no país”, completou.

O fomento à esse tipo de iniciativa é interessante, sem dúvida, mas será que esse seria o melhor momento de inserir o futuro profissional numa empresa? Será que estudantes de graduação já têm o discernimento necessário e suficiente para avaliar se o que aquela empresa está afirmando corresponde à realidade ou à melhor opção?

E o que dizer sobre o conflito de interesses? Será que os resultados de uma pesquisa na área de nutrição, financiada pela Herbalife, mostrarão que a melhor opção para a maioria da população é o alimento, em sua forma mais natural possível? Será que os estudantes não serão levados a acreditar nos “milagres” que a empresa promete? Enfim, essa é a reflexão que gostaríamos que as pessoas fizessem…

O PropagaNUT deixa aqui manifestado o seu repudio quanto a este tipo de parcerias!

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Notícias

4 Respostas para “Herbalife é a nova parceira do CNPQ?! #EraSóOQueFaltava

  1. Ingrid Werneck Linhares

    Meu Deus era só o que faltava mesmo. Nos nutricionistas estamos aqui para valorizarmos alimentos em suas embalagens originais, cascas, e me vem estes… herbalife, monavie, sei lá…. e tanta coisa que se vende em latas e garrafas e pacotes… Eu continuo lutando pelo bem estar, pelo viver bem, por ambientes saudáveis, por atitudes saudáveis. Fica o meu repudiu!

  2. Patrick

    Muito do que os nutricionistas têm de material de apoio para seus estudos científicos e filosóficos só existem por interesse de cientistas de diversas áreas.

    A nutrição não é gastronomia que prepara o almento, não é agronomia que produz o alimento, não é medicina que cura doenças com alimentos, não é química que identifica os componentes do alimento. Nutrição é a ciência que estuda os nutrientes, os alimentos e suas interações em quem se alimenta.

    Conheço muitos xiitas da nutrição que repudiam veículos nutricionais do tipo shake, mas aplaudem sopas e sucos detox ricos de agrotóxicos, uma vez que eles próprios não detém o poder da cultura do alimento. Assi.

    Sem os cientistas e seus microscópios, os nutricionistas nunca saberiam os nomes das vitaminas e sais minerais, quem dirá dos nutracêuticos que só agora são aceitos pela sociedade catanha dos nutricionistas.

  3. Anônimo

    Que orgulho CNPQ..e os outros 94 países 🙂 aguardemos pelo futuro com um sorriso tranquilo no rosto… nós, “estes Herbalife”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s