Dia das Crianças

Texto escrito por Grace Barbosa e retirado do Blog Mãezíssima (com adaptações). 

Outubro chegou e com ele o Dia das Crianças e a nossa vontade quase incontrolável de dar presentes aos nossos filhos. Presentear é tudo de bom, é gostoso ver os olhinhos brilharem diante de um pacote. Gostamos de saber que conseguimos comprar algo que eles vão gostar, gostamos de pensar que estamos fazendo nossos filhos felizes. Mas os tempos são outros e o não dá mais para ver essa cena sem pensar em consumo consciente e publicidade infantil.  

criança vendo TVA verdade é que hoje em dia não dá para ser inocente quando o assunto é consumo. Principalmente quando nossas crianças são bombardeadas por publicidade infantil. De repente é um querer por minuto e comprar aquele presente não satisfaz um desejo que a criança não sabe expressar. Nós pais acabamos incumbidos de proteger nossas crianças de uma indústria que não vende simplesmente brinquedos, mas valores, desejos e necessidades. E quem disse que estamos preparados para lidar com tudo isso? Se nem adultos conseguem passar ilesos por tantas propagandas, imagem uma criança que é muito mais vulnerável a esse tipo de investida.

Na geração das nossas mães não existia a preocupação com a educação para o consumo. Não existia acesso, facilidades, muito menos publicidade. Somos talvez a primeira geração de pais que precisa se preocupar com a publicidade que seu filho está sendo exposto. E mais do que isso, que tipo de consumidor estou criando. Estou mostrando o valor das coisas? Estou ensinando o uso e consumo consciente? Não tá fácil para as Mãezíssimas Paizíssimos.

Hoje em dia, existem muitos sites com informações esclarecedoras sobre os efeitos prejudiciais à infância da publicidade infantil brasileira. Os alertas remetem a erotização precoce, obesidade infantil, altos índice de violência, estresse familiar e tanta coisa ruim que a gente quer manter bem longe dos nossos filhos. Ler e se informar sobre esses temas é o primeiro passo para criar consumidores conscientes. Precisamos ensinar nossos filhos a entender o que eles realmente querem, e o que querem que eles queiram.

10 motivos

O documentário “Criança – A alma do negócio” mostra de forma muito interessante, como a publicidade influencia as escolhas e os comportamentos das crianças. Para aqueles que ainda tiverem tempo de assistir antes das comemorações e quiserem fazer uma boa reflexão a respeito do tema:

Então, o que fazer no Dia das Crianças?

É preciso exercitar a nossa criatividade para fugir do que está imposto! Que tal um programa diferente, como por exemplo, ensinar aos seus filhos algumas brincadeiras da sua época? É bacana pensar que cada família pode encontrar sua forma de ensinar sobre uso e consumo consciente. Sobre o valor das coisas e principalmente: coisas são coisas, gente é gente! O velho e super atual “ser é mais importante do que ter”.

Fato: Não está fácil par ninguém, mas precisamos fazer nosso papel de pais responsáveis e principalmente formadores de cidadãos conscientes. Buscar o equilíbrio nesse assunto é extremamente delicado, é tentador ir a qualquer um dos extremos: dar tudo ou zerar o consumo. A chave é achar um meio termo que funcione para você e sua família, lembrando que você é o adulto responsável, que pode se informar e deve saber fazer escolhas. Deixe que a criança seja criança.

troca de brinquedos

Dicas que podem ajudar:

– Lembre-se que nenhum brinquedo é mais legal do que ter o papai ou a mamãe ao lado.

– Restrinja o tempo de TV do seu filho. Outra opção é trocar por DVDs, youtube, Netflix.

– Participe de Feiras de Trocas de Brinquedos.

– Escolha brinquedos junto com seu filho para doação.

Vamos fazer um Dia das Crianças diferente do comum e com certeza, muito mais divertido e consciente!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s