Um Novo Conceito de Hidratação

Por Camila Araújo e Camila Leão.

Instituto de Bebidas para a Saúde e Bem-Estar da The Coca-Cola Company conversou com “a especialista em hidratação Ann Grandjean” e nos trouxe a seguinte informação:

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Muitas pessoas acham que a água pura hidrata mais do que outras bebidas. Isso é verdade?

Dra. Grandjean: Não. A ideia de que beber água é essencial para manter o estado de hidratação é um equívoco comum. Por exemplo, muitas pessoas que viajam bastante já me perguntaram como podem continuar hidratadas quando nem sempre há fácil acesso à água. Na verdade, essa premissa, em parte, estimulou o meu interesse e de meus colegas do Center for Human Nutrition a estudar se existe uma diferença na manutenção do estado de hidratação de acordo com os tipos de bebidas consumidas.

Em nosso estudo, participaram voluntários saudáveis em dois testes separados, que só se diferenciavam pelos tipos de bebidas consumidas. Durante um teste, um terço do volume de líquido total consumido foi água pura e dois terços foram uma mistura de suco, café e refrigerantes. Usamos essa mistura por representar melhor o que a maioria dos norte-americanos consome. Durante o outro teste, os indivíduos consumiram a mesma quantidade de líquido, mas a mistura de bebidas incluía apenas suco, café e refrigerantes — sem água pura. Com a análise dos resultados, não encontramos nenhuma diferença nos marcadores da hidratação, o que sugere que, embora precise de água, o corpo não requer água pura por si desde que sejam consumidas quantidades apropriadas de outras bebidas.

Para entender por que isso acontece, pense na “água” como um nutriente de que seu corpo precisa. O nutriente “água” está presente na água pura, obviamente. Mas também está presente em outros líquidos, como suco, café e outras bebidas, bem como na maioria dos alimentos, em quantidades variadas. Esse nutriente “água” é absorvido pelo corpo e tem a mesma fisiologia, independentemente de sua fonte alimentar.

Fonte: The Coca-Cola Company – Instituto de Bebidas para Saúde e Bem-Estar.

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Material da Coca-Cola distribuído durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição 2013.

A informação parece um tanto quanto duvidosa, não?! Ao fazer uma busca em documentos científicos e oficiais encontramos os seguintes dados:

  • IOM (2005): A água é essencial para a homeostase celular e para a vida. O consumo total de água inclui água potável/filtrada/mineral, água presente nas bebidas, além da água presente nos alimentos. O consumo adequado de água total é de cerca de 3,7L para homens e de 2,7L para mulheres. Já o consumo adequado de água “fluida”, proveniente de água e bebidas, é de aproximadamente 3L e 2,2L para homens e mulheres, respectivamente.
  • EFSA (2010): A água está envolvida em praticamente todas as funções do corpo humano. É particularmente importante para a termorregulação. O “consumo total de água” é equivalente à água presente nos alimentos e nas bebidas, bem como a própria água. A maioria das pessoas obtém cerca de 80% do total de líquidos a partir da água e de outras bebidas, sendo os 20% restantes provenientes dos alimentos.

Todos eles mostram a importância de se consumir líquidos ou um total de água para manter um equilíbrio no organismo. Ok, a Coca-Cola não mentiu. Mas ela contou a verdade apenas de um lado. Primeiramente, é verdade que precisamos consumir líquidos para nos manter hidratados, PORÉM, se esses líquidos ingeridos forem provenientes, em sua maioria, de sucos e refrigerantes, o indivíduo estará consumindo muito mais que água, mas também uma quantidade provavelmente excessiva de energia, nutrientes e ingredientes que compõem esses produtos. Já falamos aqui exaustivamente de como as bebidas industrializadas (como sucos, chás e refrigerantes) apresentam quantidades excessivas de açúcar em sua composição, além é claro dos aditivos como corantes, conservantes e tantos outros encontrados nessas bebidas.

águaQuem é que não tem um primo, um tio ou apenas um conhecido que não toma NADA de água, mas se hidrata somente com refrigerantes? Ou sucos de caixinha? Essas pessoas, mais cedo ou mais tarde, apresentam desequilíbrios no funcionamento do seu organismo, que culminam no aparecimento de gastrites, pré-diabetes ou diabetes, ganho de peso e até obesidade. Enfim, o que gostaríamos de ressaltar é que a hidratação proveniente apenas ou majoritariamente de bebidas (que não a água) não é algo saudável.

Lembrando que as principais funções da água no organismo são:

  • Transporte – de nutrientes para as células e de substâncias tóxicas para fora do corpo;
  • Excreção – de produtos resultantes do metabolismo. Através dos rins, são excretadas as substâncias que o corpo não necessita;
  • Solvente – como meio onde se dão todas as reações;
  • Regulação da temperatura corporal – quando o corpo está excessivamente quente, aumenta substancialmente a sudorese a fim de liberar calor através da evaporação. Ao suarmos, a água que existe no suor evapora-se à superfície da pele, produzindo a diminuição da temperatura corporal.
  • Participação em reações enzimáticas – facilita a digestão, por exemplo.

Além disso, uma desidratação continuada tem efeitos no organismo, a médio e a longo prazo, em diversos sistemas como:

  • Renal;
  • Circulatório;
  • Respiratório;
  • Cognitivo;
  • Digestório, entre outros.

Informações “maquiadas” como essa acabam incentivando hábitos nada saudáveis em muitas pessoas…

Também revoltados com essa novidade da Coca Cola, o pessoal do Movimento Infância Livre de Consumismo fez a crítica abaixo:

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Fonte: MILC.

De fato, faltava a Coca-Cola para “resolver” nossos problemas…

#EraSóOQueFaltava!

Referências:

INSTITUTE OF MEDICINE, Food and Nutrition Board. Dietary Reference Intakes For Water, Potassium, Sodium, Chloride, and Sulfate. 2005.

 European Food Safety Authority (EFSA). Scientific Opinion on Dietary Reference Values for Water. EFSA Journal 2010; 8(3):1459.

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1 comentário

Arquivado em Notícias

Uma resposta para “Um Novo Conceito de Hidratação

  1. Anônimo

    O que é hidratação e como se desteguem

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