Mercado de Trocas – Uma alternativa para o desperdício

Na Capital do México, foi desenvolvido um projeto fantástico! Uma iniciativa que mostra, na prática, como o nosso desperdício (aquilo que não utilizamos) pode se transformar em novos recursos.

Tudo começou em 2011, com o fechamento do  aterro “Bordo Poniente”, um dos maiores depósitos de lixo a céu aberto do mundo. Essa decisão mostrou-se muito problemática, visto que durante o funcionamento do aterro, 12.000 toneladas de lixo eram depositadas diariamente. Visando melhorar a situação e amenizar as consequências do fechamento do aterro, várias estratégias foram adotadas, entre as quais destaca-se a abertura do “Mercado de Trueque”, literalmente traduzido como Mercado de Trocas.

https://i2.wp.com/growtheplanet-wiki.s3.amazonaws.com/article/imgs/07-52307790cb98a2.23987511.jpgO modelo de funcionamento do mercado é incrivelmente simples e ao mesmo tempo, cheio de significado. Em troca de lixo reciclável, como por exemplo, plástico, papel, alumínio, vidro, aparelhos eletrônicos, etc, as pessoas ganham pontos (os chamados “green points” – ou pontos verdes). Esses pontos funcionam como um tipo de moeda local, os quais só podem ser usados no próprio mercado e que podem ser trocados por vegetais, queijos, bolos e mudas de plantas, sendo todos esses produtos de origem orgânica e produzidos localmente. Cada pessoa pode trocar até 10kg de produtos que não vai mais utilizar.

O mercado, que funciona mensalmente, está localizado no parque Chapultepec e é visitado por mais de 2500 pessoas em apenas um dia. Durante um ano, através dessa estratégia, já foi possível reciclar aproximadamente 200 toneladas de lixo, além de melhorar a economia local e incentivar o desenvolvimento da agricultura local.

Os voluntários são a verdadeira base do projeto: eles se encarregam de coletar e pesar todo o material, e além disso, também estão envolvidos no processo de conscientização da população local a respeito da importância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente. Através dessas atitudes, o “Mercado de Trueque” adquire um valor cultural e dá seus primeiros passos para uma mudança real.

A iniciativa foi tão bem sucedida, que apesar de a oferta de produtos orgânicos acabar rapidamente, isso não atrapalha nas trocas. Na verdade, quando isso ocorre, o mercado se transforma em uma grande oportunidade de trocas, possibilitando a reutilização e a reciclagem dos diversos objetos ofertados.

Projetos como o “Mercado de Truque” mostram que as alternativas existem e que se nós soubermos como utilizá-las, elas nos levam a grandes mudanças e a resultados positivos!

Fonte: Grow the Planet.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s