Junk da Livraria #EraSóOqueFaltava

Por Camila Araújo e Camila Leão.

Se já não bastasse o intenso marketing de alimentos nada saudáveis na televisão, nas revistas, nos supermercados, e até mesmo em escolas (sim, pasmem, em escolas! Veja mais aqui e aqui), agora ele também está presente em livrarias:

renata-livros

É isso mesmo: livros ensinando a utilizar os “saudáveis” Nissin Miojo e a Nutella em diferentes receitas.

A alusão das embalagens desses alimentos, ou melhor, produtos alimentícios, é uma ferramenta bastante criativa de marketing e que, muito provavelmente, funciona, em especial, com crianças.

No caso do livro do Miojo, é ainda pior, pois conseguiram juntar vários chefes de cozinha para desenvolver receitas e dar depoimentos sobre a presença e o significado do Miojo em suas vidas, como mostram os trechos da reportagem:

A chef do restaurante Carlota, Carla Pernambuco, conta que o prato não fez parte de sua infância e adolescência, mas lembra que ele era um aliado infalível na mesa dos filhos. “Lembro de estar à mesa do jantar, tentando fazer de tudo para eles comerem, com o meu arsenal de aviõezinhos esgotado, desesperada tentando outras táticas que não dão resultados, até oferecer um Miojo e finalmente funcionar”.

O chef gaúcho Felippe Sica disse ter uma relação afetiva com o prato e completou contando que o Miojo faz parte da família. “O Miojo é um companheiro que está sempre ali para ajudar na hora do aperto, por isso sempre tratamos com carinho. Tenho muitos anos de Miojo nas costas”, brincou.

Que tipo de incentivo culinário esses livros irão dar às pessoas? E, além disso, como eles limitam o preparo das receitas! Ao invés de usar os alimentos já prontos, eles poderiam desenvolver receitas tão saborosas quanto, porém com uma melhor qualidade nutricional, com uso de alimentos mais naturais e frescos.

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