Medida Certa. Ou seria Medida totalmente incerta e inadequada?

Por Camila Araújo.

Vocês viram o Medida Certa do último domingo no Fantástico? Bom, as pérolas já começaram a surgir…

Os participantes – Gaby Amarantos, César Menotti, Fábio Porchat e Preta Gil – foram avaliados por médicos e terão acompanhamento de educador físico e chef de cozinha. E nutricionista… Cadê? A má alimentação dos participantes, assim como o sedentarismo, foram problemas mais que frequentes relatados por todos. Logo, se a alimentação é fundamental para que eles apresentem melhoras na saúde e resultados na “medida certa”, onde entra o nutricionista para auxiliar no acompanhamento? Vamos ficar aguardando…

O Marcio Atalla, que “comanda a disputa”, é professor de educação física com especialização em nutrição. Logo, especialização é DIFERENTE de graduação (o conhecimento é, no mínimo, diferente de um profissional que é nutricionista de fato).

shdsudgiydf

Além disso, para nós nutricionistas (e educadores físicos também) que aprendemos a realizar uma avaliação física decente, nos decepcionamos (e muito!) ao ver a tal série. 

1040112_495699533850185_80022723_o

As dobras cutâneas, medidas com adipômetro, não devem ser aferidas nem com o indivíduo deitado e, muito menos, sobre a roupa! Isso com certeza prejudicou todo o resultado de percentual de gordura corporal dos participantes.

Segundo algumas pessoas que assistiram a série, o profissional que estava realizando a avaliação física ainda comentou “vou ter que usar um maior porque aquele aparelho é pequeno para a coxa dela”. Para esclarecimento: os adipômetros são aparelhos padrões, e não precisam de tamanhos maiores ou menores para se adequar às medidas dos indivíduos.

Como circulou nas redes sociais: “o nome do programa é o mais inadequado que existe”…

Para quem quiser conferir o episódio da série:

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s