Conflito de interesses no SBAN

Recebemos esse relato sobre o XII Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), que ocorreu entre os dias 13 e 16 de agosto deste ano. Compartilhamos da mesma indignação…

Por Bruna Nunes*.

A minha (infeliz) experiência no XII Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição

Sou uma nutricionista recém-formada. Durante a graduação, escutei vários relatos sobre o Congresso Nacional da SBAN. Mas, por incrível que pareça, a minha primeira experiência só aconteceu este ano – depois que eu já estava com meu diploma na mão. Como eu tinha condições e curiosidade, resolvi ir para o tal do congresso que a Coca-Cola patrocinava.

Eu ouvi vários alertas quando mencionei minha viagem e já cheguei ao evento bem desconfiada, mas, acredite, o Congresso da SBAN conseguiu me surpreender – negativamente.

Stands lindos, enormes e modernos da Coca-Cola (é claro!), da Herbalife, da SupraSoy, da Nestlé, da Danone. Se alguém tivesse me contado eu não acreditaria, mas eu vi com meus próprios olhos: distribuição gratuita de shakes para serem substituídos pelas refeições principais e um freezer liberado com os produtos da Coca-cola.

IMG_0002 (5)

IMG_0001 (5)

IMG_0011 (5)

IMG_0009 (5)

IMG_0003 (3)Além de todo esse absurdo, eu tive o desprazer de assistir a palestras financiadas por essas indústrias, nas quais os seus produtos eram enaltecidos e amplamente elogiados, respaldados por pesquisas, projetos e grandes nomes.

E, pior do que tudo isso, eu vi nutricionistas mais do que orgulhosos por terem organizado, participado e realizado esse belíssimo evento.

Desde o último semestre da faculdade tenho tido excelentes experiências em relação à minha profissão. Desenvolvi o meu senso crítico e aprendi a enxergar a Nutrição sob uma perspectiva bem diferente daquela que a Universidade insistia em nos ensinar.

Por isso, me peguei diversas vezes me perguntando durante este evento… E se eu não tivesse tido essas experiências, eu teria esse olhar crítico em relação a este Congresso? Fiquei sinceramente preocupada quando vi estudantes do 2º, 3º semestre. Pode ser que tudo tenha sido absorvido por eles ou pode ser (eu espero!) que não.

De tudo, fica o meu relato e minha reflexão. Afinal, pelo que, nós, nutricionistas, lutamos? Não somos nutricionistas sociais ou clínicos ou de produção… Somos nutricionistas. E precisamos nos unir para lutar por um mundo com uma alimentação adequada para todos. Todos.

*Bruna Nunes é nutricionista e atua no Núcleo de Segurança Alimentar e Nutricional do Centro-Oeste (NUSAN/CO) e no Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (OPSAN/UnB).

Anúncios

6 Comentários

Arquivado em Notícias

6 Respostas para “Conflito de interesses no SBAN

  1. Belo relato, Bruna! Precisamos nos mobilizar para colocar um fim nos interesses das grandes empresas influenciando a formação da nossa profissão e lutar, de fato, para que o interesse verdadeiro prevaleça: a da saúde da nossa população.
    Fico aliviada em lembrar de eventos como o WNRio2012 que provou ser possível sim organizar um grande evento internacional sem nenhum financiamento conflituoso. E que venha mais eventos “limpos” assim!

    • Bruna Nunes

      Obrigada, Maína!
      Concordo plenamente com você!
      Não pude ir ao WR, mas tive a oportunidade de ler alguns relatórios… Que evento!
      Depois me conta mais da sua experiência lá 🙂
      Beijos

  2. Myrian Coelho Cunha

    Bruna, realmente é espantosa presença da indústria nos eventos da Nutrição. Fico feliz quando volto a ver a indignação dos profissionais diante desse atrevimento.
    A indústria de alimentos não nos representa!
    Somos capazes de cuidar dos nossos espaços de formação.

    • Bruna Nunes

      Olá Myrian!
      Que bom saber que compartilhamos das mesmas ideias!
      E, mais uma vez, indústria de alimentos não nos representa!
      Beijos

  3. Bruna Nunes

    Obrigada, PropagaNUT, pela oportunidade de poder divulgar meu relato!

    • Imagina! Agradecemos a você, por nos dar a chance de compartilhar com outras pessoas sobre a realidade de um evento como esse. Estamos sempre abertos a contribuições, opiniões e críticas.
      🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s