McDia Infeliz

Por Camila Araújo e Camila Leão.

Desde 1949 quando foi criada a primeira Associação Brasileira de Nutricionistas no dia 31 de agosto, é comemorado o dia do nutricionista. Neste ano de 2013, nessa mesma data, coincidentemente irá ocorrer o McDia Feliz, ação promovida pela rede de Fast Food McDonald’s.

Aqui em Brasília, está sendo organizado o “Ato em Comemoração ao Dia do Nutricionista e Por uma Vida Menos Fast-Food“, que propõe conscientizar a população sobre os efeitos que podem ser causados pelo consumo de alimentos tipo Fast Food. Entre as estratégias utilizadas estão a distribuição de panfletos, o bazar anti-câncer (que contará com café da manhã  e almoço saudável, venda de produtos naturais), exibição de dois vídeos relacionados ao tema e encenação artística sobre “O Julgamento do Ronald McDonald”.

Ao divulgar essas informações nas redes sociais, recebemos alguns comentários de leitores a favor da campanha. Respeitamos o ponto de vista de cada um, mas ressaltamos que o intuito do PropagaNUT em divulgar esse ato e levantar a crítica contra o McDia Feliz, foi levar as pessoas a pensar e questionar se uma empresa que vende produtos que estão relacionados com o aumento dos riscos de desenvolvimento de câncer, deveria promover uma campanha em prol de crianças e adolescentes com a doença (será que o McDonald’s não contribuiu de alguma forma, para que uma criança tenha câncer atualmente?).
Além disso devemos repensar se essa é uma estratégia realmente assistencial ou se, assim como em outros casos já mostrados no PropagaNUT ( veja mais aqui e aqui), a empresa está apenas fazendo um marketing disfarçado, sem assumir que tem boa parte da culpa pelo real problema de saúde pública atualmente – não só o câncer, mas também obesidade, diabetes, hipertensão entre outros.
Para quem ainda acha que esses alimentos não fazem tão mal assim, vale a pena conferir a vídeo aula do Nutricionista e Professor Henrique Freire, que discute alguns aspectos importantes sobre esse tema.

Clique na imagem para ser direcionado à página do vídeo.

Acreditamos que  quanto mais informação as pessoas têm, melhor é o seu julgamento sobre determinado assunto e, portanto, esse vídeo torna-se fundamental para embasar discussões a respeito dos efeitos e das reais intenções do McDia Feliz.

O que é o McDia Feliz (segundo o Mc Donald’s):

Coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, o McDia Feliz é o principal evento comunitário brasileiro e se tornou a maior e mais reconhecida campanha do país pela cura do câncer infantojuvenil, com a participação de milhares de voluntários, instituições de atendimento a crianças e adolescentes com câncer e de todo o Sistema McDonald’s – Funcionários, Franqueados e Fornecedores.

O evento garante o dia de maior movimento em mais de 600 restaurantes McDonald’s, contando com uma mobilização de mais de 30 mil voluntários. Ao longo de 24 anos de realização da campanha, os recursos obtidos com o McDia Feliz contribuíram para o expressivo crescimento do índice de cura da doença no Brasil: de 15%, no final da década de 80, podendo chegar a 85% atualmente caso diagnosticado nos estágios iniciais.

Fica claro que nesse dia de “celebração” contra o câncer, as redes da lanchonete ficam super lotadas, aumentando bastante o faturamento – pois não é vendido SOMENTE o sanduíche Big Mac; com certeza outros produtos estão sendo comercializados, em especial, a “caixinha feliz” com brinquedo. E quando eles explicam como o Dia Feliz contribuiu para a cura do câncer? Não teria sido o avanço da medicina? Talvez não… Não sem a ajuda do McDonald’s! #ironia

Para aqueles que comem pensando em contribuir para a causa do câncer, existem outras formas de ajudar, não só essas instituições, mas diversas outras; não precisamos que uma “segunda pessoa” repasse a nossa doação, podemos fazer isso diretamente. E também vale ressaltar que quando você mesmo faz a doação, é possível doar mais do que bens materiais! Você pode doar carinho, atenção, uma parte do seu dia para alegrar a vida das pessoas que são ajudadas por essas instituições! E no caso dos que comem porque gostam do lanche: vejam o vídeo, conheçam mais a respeito do que vocês estão comendo e repensem!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s