Eu curto ser nutricionista porque… #MêsDoNutricionista

Captura de Tela 2013-08-19 às 11.48.05

Elisabetta Recine

“Eu curto ser nutricionista porque… Bem, quando há muitos anos atrás, conclui que o vestibular seria para Nutrição eu estava absolutamente decidida a acabar com a fome no mundo. Devíamos estar passando pelas inúmeras crises alimentares mundiais e havia uma enorme quantidade de reportagens nos jornais e TV sobre esta vergonha (infelizmente) ainda atual, e isto me impressionou e estimulou.

De lá para cá fui atualizando este objetivo de muitas maneiras e hoje me sinto no lugar certo, fazendo o que gosto e sei. Pude participar de momentos marcantes (pelo menos para mim). A elaboração da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, o Guia Alimentar para a População Brasileira, a Política e o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a aprovação da Emenda Constitucional que incluiu a Alimentação com o direito social.  Defendo e batalho pela realização do Direito Humano à Alimentação Adequada. Estou testemunhando a Nutrição virar realidade no SUS, experiências maravilhosas na atenção primária. A Educação Alimentar e Nutricional assumindo seu verdadeiro papel na promoção da alimentação adequada e saudável.

A Universidade permite que eu trabalhe com uma equipe de estudantes e profissionais que se envolvem, comprometem e realizam. Meu sonho se atualiza em um processo de aprendizado colaborativo e permanente. Outro dia terminei uma fala dizendo que não sabia se as minhas utopias faziam sentido para as pessoas mas que elas haviam me levado a fazer e participar de coisas que eu nunca havia previsto e que estava muito feliz!”

Elisabetta Recine – Docente da Universidade de Brasília, coordenadora do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição OPSAN/UnB, conselheira dos Conselhos Distrital e Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Conheça seus projetos:

RedeNutri – ecos-redenutri.bvs.br/

Ideias na Mesa – www.ideiasnamesa.unb.br/

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

