O que faz um nutricionista da área social? #MêsDoNutricionista

Por Camila Araújo e Camila Leão.

No campo da Nutrição Social, o nutricionista está inserido na discussão e articulação de temas como segurança alimentar e nutricional, direito humano à alimentação adequada, produção e abastecimento de alimentos, saúde pública, ações de promoção da saúde, políticas e programas de alimentação e nutrição, enfim, o nutricionista da área social está inserido em vários âmbitos de atenção à saúde, a fim de promover uma alimentação saudável e de prevenir as doenças relacionadas à alimentação e nutrição.

No âmbito Federal, o profissional atua na base conceitual para a elaboração e implantação de programas e políticas de alimentação e nutrição. Além disso, o profissional exerce um papel fundamental na implementação dos programas norteados pela Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) em âmbitos menores, nos estados e municípios. No Programa Bolsa Alimentação, por exemplo, o nutricionista tem a função de identificar fatores e famílias de maior risco nutricional, monitorar o estado nutricional de gestantes, nutrizes e crianças de 0 a 6 meses, promover educação nutricional voltada para a comunidade e orientação e treinamento das equipes de saúde.

Além disso, o nutricionista pode atuar nas Secretarias da Saúde, Educação e Assistência Social, buscando sempre o desenvolvimento de ações articuladas entre os diferentes setores que compõe a Gestão Pública.

Na Secretaria da Saúde, o nutricionista é responsável por todas as ações da PNAN destacando-se:

  • Atuação em grupos como HiperDia, de gestantes, terapêuticos, de redução de peso, entre outros;
  • Efetuação de atendimentos individuais para casos específicos;
  • Elaboração de campanhas educativas;
  • Efetuação do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), uma condicionalidade do Programa Bolsa Família;
  • Participação no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Na Secretaria da Educação, o nutricionista é responsável pelo Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), cujas ações são:

pnae

  •  Elaborar cardápios com refeições nutritivas e que respeite a diversidade da região;
  • Efetuar o teste de aceitabilidade de um gênero alimentício antes de introduzi-lo no cardápio escolar;
  • Capacitar os funcionários responsáveis pelo preparo da alimentação escolar sobre diversos temas como boas práticas de fabricação;
  • Realizar acompanhamento nutricional dos escolares a fim de verificar seu estado nutricional;
  • Atuar na educação alimentar e nutricional, por meio de palestras, dinâmicas ou debates.

Na Assistência Social, as ações são voltadas à Segurança Alimentar e Nutricional:

san

  • Restaurante Popular;
  • Banco de alimentos;
  • Implementação, coordenação e/ou supervisão de cozinhas comunitárias;
  • Distribuição de alimentos para população em situação de emergência;
  • Ações de educação alimentar e nutricional;
  • Programa de Aquisição de Alimentos.

Com a atuação do nutricionista na Gestão Pública, trabalha-se diretamente na prevenção de patologias, reduzindo a quantidade de fármacos utilizados e, consequentemente, o número de internações. Porém, mais do que economia, a prevenção resulta numa melhor qualidade de vida para a população, garantindo seus direitos básicos.

Através das políticas públicas pode-se reduzir os índices de doenças como anemia ferropriva, deficiência de ácido fólico e vitamina A e desnutrição. Além disso, pode-se prevenir o desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis, como: obesidade, hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes mellitus (DM), dislipidemias (colesterol e triglicerídeos), etc.

Na Atenção Básica à saúde – Unidades Básicas de Saúde e Programa Saúde da Família, ou seja, atuando no SUS – o profissional tem o papel de intervir na alimentação e nutrição, visando melhorar a qualidade de vida da população, através de um diagnóstico nutricional e uma intervenção adequados aos hábitos familiares, à cultura, às condições fisiológicas dos grupos e à disponibilidade de alimentos.

Algumas experiências de nutricionistas do SUS são mostradas no vídeo abaixo:

Falando de Direitos – Alimentação e Saúde no SUS

Sinopse:  Márcia e Cida, duas nutricionistas do Sistema único de Saúde (SUS), mostram, em suas rotinas de trabalho, como promover práticas alimentares saudáveis, a prevenção e o controle de problemas causados pela alimentação inadequada. Especialistas observam a atuação desssas profissionais e comentam o elo que existe entre alimentação e promoção da saúde, bem como a importância da Política Nacional de Alimentação e Nutrição como pauta fundamental do SUS.

Assim, o papel do nutricionista na sociedade e no setor saúde não é apenas de detentor do saber científico na área da alimentação e nutrição, mas também de possuir a destreza de o colocar em benefício do outro, e assim contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

* Trechos do texto retirados da matéria O Nutricionista na Gestão Pública, da Revista do CRN2 e do texto Os Profissionais de Saúde e seu papel no Sistema Único de Saúde.

Anúncios

12 Comentários

Arquivado em Notícias

12 Respostas para “O que faz um nutricionista da área social? #MêsDoNutricionista

  1. Luciana Vaz

    Muito interessante essas informações, sem contar no fato da divulgação do nosso trabalho, para maiores esclarecimentos.Muito bom

  2. Grazi

    Muito bom o vídeo, me ajudou no trabalho da faculdade.. rsrs

  3. Ana Mirely Viana Lima

    Maravilhoso…Parabéns excelente vídeo…Obrigada!

  4. Anônimo

    referências, por favor

  5. Amei esse post e esse blog! Feliz dia do nutricionista!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s