Banana já descascada!? #EraSóOQueFaltava

Por Camila Araújo e Camila Leão.

É cada vez mais comum ouvirmos pessoas reclamando sobre a correria do dia a dia e a falta de tempo. Adultos, jovens e até crianças, todos estão sempre cheios de tarefas e sem tempo para nada! Esses fatores levam à uma busca incessante por tecnologias ou produtos “práticos”, que já estejam prontos ou semi prontos para o nosso consumo.

Porém, será que existe um limite para essa “praticidade”? Até quando esses produtos são benéficos?

Já mostramos aqui no Blog, alguns exemplos de produtos na série “Saiba o que você está comendo”, comprovando que muitas vezes esses alimentos prontos, possuem tantos aditivos (conservantes, corantes, estabilizantes, etc.) que COM CERTEZA  sua “praticidade” não compensa seus possíveis efeitos nocivos.

Nos últimos dias, navegando nas Redes Sociais encontramos o seguinte:

era so o que faltava - banana descascada

Banana descascada vendida em bandejas.

Agora como se não bastasse a enorme oferta de alimentos processados, a indústria está querendo tirar de nós até o “trabalho” de descascar uma banana! #EraSóOQueFaltava!

Buscando mais informações sobre esse “viral”, descobrimos o seguinte: Uma rede de supermercados da Alemanha, chamada Billa, causou a maior polêmica na internet, ao publicar essa foto e fazer propaganda de seu novo produto: bananas descascadas em bandejas de plástico. A empresa foi muito criticada, tanto por consumidores que frequentavam esse supermercado, quanto por representantes de movimentos sociais, como o Greenpeace. A empresa se desculpou, disse que havia cometido um erro e que não iria mais comercializar o produto.

Porém, a foto continuou gerando polêmica e atingiu diversos países, chegando inclusive ao Brasil. Vimos nos comentários dos brasileiros, muitas pessoas que ficaram indignadas com a ideia, mas por outro lado muita gente comentou achar interessante e útil para consumir na correria do dia a dia.

Mas, sinceramente, qual é vantagem de comprar uma banana já descascada? Além de perder a característica de “fresquinha” (uma das melhores coisas de se consumir um alimento in natura), ainda estamos sujeitos a comprar uma fruta que já perdeu sua barreira de proteção, ou seja, sua casca, e que portanto tem mais riscos de estar contaminada e que, para manter-se com uma boa aparência (com a cor de uma banana fresquinha, recém descascada), provavelmente teve que ser adicionada de algum conservante químico!

Está passando da hora de pararmos para refletir sobre o que é mais importante: a praticidade ou a saúde?!

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Notícias

3 Respostas para “Banana já descascada!? #EraSóOQueFaltava

  1. Isa

    Mas descascar a banana é tão simples quando abrir essa embalagem! O.o

  2. Thanks for helping me to see things in a diffreent light.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s