O que um nutricionista faz no hospital? #MêsDoNutricionista

Por Camila Araújo e Mariane Bandeira.vida_nutricionista-620x330

Muita coisa! O nutricionista exerce um papel extremamente importante e significativo nos hospitais. É ele quem cuida da alimentação e de todo o processo de produção de alimentos (preparo, higiene, distribuição) e elaboração de cardápios até o atendimento aos pacientes, o monitoramento do estado nutricional e o cuidado personalizado, com atuação em uma equipe multidisciplinar.

Pacientes internados exigem uma atenção especial em relação ao seu estado nutricional (que é o equilíbrio entre a ingestão e a necessidade de nutrientes). Apesar de nem todos os pacientes hospitalizados apresentarem, ao primeiro momento, algum grau de desnutrição, com o tempo de internação, esse quadro pode se instalar. E é aí que o nutricionista entra e faz toda a diferença.

Estima-se que 30% a 40% dos pacientes internados apresentam desnutrição e 70% pioram seu estado nutricional após a internação (Duarte, 2007). São diversos os fatores que colaboram para esse quadro. Ninguém vai para o hospital porque gosta, né? É comum o apetite sofrer uma redução, até porque comida de hospital não é igual a de casa (e não estamos dizendo que a comida é ruim, apenas diferente daquela que estamos habituados). Sem contar que próprio estado de saúde debilitado colabora para isso.

Já é comprovado que a desnutrição colabora com o aumento de infecções, tempo de internação e mortalidade. O Inquérito Brasileiro de Avaliação Nutricional Hospitalar (IBRANUTRI), criado e realizado pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral, reforçou a necessidade da importância do cuidado nutricional desse público. O IBRANUTRI avaliou o estado nutricional de quatro mil pacientes internados na rede pública hospitalar de doze estados brasileiros e do Distrito Federal e constatou uma taxa de 48,1% de desnutrição nos doentes internados, sendo que 12,6% apresentaram desnutrição grave e 35,5% eram desnutridos moderados. Confirmou-se também que quanto maior é o tempo de internação, maior é a frequência da desnutrição.

Fica evidente que a desnutrição é um fator de risco em hospitais, pois favorece o surgimento de diversas complicações e aumenta o índice de mortalidade. O nutricionista é o profissional mais habilitado para atuar nessas questões de diversas maneiras. Por exemplo, com a elaboração de receitas mais saborosas que garantam maior aceitação dos pacientes, com um plano alimentar mais individualizado, sendo acompanhado de perto (o que adianta a comida certa ser entregue se o paciente não comer?).

Você sabe a importância do nutricionista dentro de um hospital?

O Hospital Albert Einstein montou esse vídeo em comemoração ao Dia o Nutricionista e mostra como esse profissional pode fazer toda a diferença no cuidado e na atenção aos pacientes.

 –

Referência:

Duarte, A.C.G., Avaliação Nutricional – Aspectos Clínicos e Laboratoriais, Ed. Atheneu, 1ª edição, 2007.

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Notícias

3 Respostas para “O que um nutricionista faz no hospital? #MêsDoNutricionista

  1. Pingback: O que o nutricionista faz na área clínica? #MêsDoNutricionista | PropagaNUT

  2. GRACE KELLY

    O NUTICIONISTA AXERCE UM PAPEL MUITO IMPORTANTE QUE CUIDAR DA SAUDE DE UM HUMANO,

  3. kezia oliveira

    Nossa!! muito legal mesmo ser nutricionista, cuidar das pessoas, pois tudo começa ali na alimentação saudável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s