Coca-Cola Life #EraSóOQueFaltava

Por Camila Araújo e Mariane Bandeira.

Coca-Cola saudável?

coca-cola-life

Lançada na Argentina em julho, a Coca-Cola Life trouxe em sua publicidade o slogan: “feita com edulcorantes naturais, deliciosa e com baixo teor de calorias”.

A propaganda da Coca-Cola Life mostra cenas do cotidiano, que despertam o lado emocional e afetivo do consumidor, fazendo-o lembrar de seu primeiro beijo – associando essa ideia de “primeira experiência” com o fato de experimentar pela primeira vez a nova Coca-Cola e se apaixonar pelo seu sabor e suas qualidades.

A nova versão da Coca-Cola foi lançada na Argentina pelo fato de o país ser o quinto maior consumidor mundial do refrigerante. “A Argentina é um centro de negócios por excelência e é onde o consumo dos três tipos de Coca (a Tradicional, a Light e a Zero) cresceu 27% nos últimos 5 anos. Por essa razão escolhemos o país como sede para o lançamento mundial da nova bebida”, explica Troni, gerente geral da Coca-Cola Argentina.

As versões Light e Zero da Coca-Cola utilizam aspartame entre os ingredientes, o qual está associado ao desenvolvimento de câncer, segundo alguns estudos.

cocoa life - mesmo veneno

Reação nas Redes Sociais.
Clique para ver a fonte.

Logo, para atender as demandas atuais de preocupação com ambiente, sustentabilidade e saúde, o que a Coca-Cola fez? Lançou a versão Life, “vestida” de verde, com utilização de um edulcorante natural, a estévia, e com a garrafa de origem parcialmente orgânica, reforçando o caráter “natural” do produto.

Contudo, não é tão lindo como parece. Na verdade, essa versão é adoçada não só com estévia, mas também com açúcar.

Desde que o Parlamento da União Européia autorizou a venda do adoçante estévia, em novembro de 2011, todas as “macro” indústrias de alimentos se lançaram em uma busca frenética de captar adeptos para seus novos produtos elaborados com estévia. Entre esses adeptos estão os indivíduos portadores de diabetes, hipertensão, obesidade… Enfim, doenças decorrentes dos maus hábitos alimentares que (coincidentemente?) essas mesmas empresas ajudaram a causar.

Porém, nos países em que esse tipo de produto é lançado – em que a estévia é utilizada entre os ingredientes – uma questão é levantada: será utilizada a própria estévia ou uma “pitada” dela, conhecida como Truvia?

Mas o que é a Truvia?

truvia-mktSegundo informações do próprio site, a Truvia é um adoçante natural, com alto poder adoçante, feito a partir das folhas da estévia (uma planta originária da América do Sul, utilizada há anos como adoçante).

Os ingredientes que compõem esse adoçante são: Erythritol, stevia leaf extract, natural flavors.

  • Erythritol – um açúcar na forma de álcool (poliol), que pode causar diversos desconfortos gastrointestinais – presente em MAIOR quantidade;
  • Stevia leaf extract – extrato das folhas de estévia, presentes em menor percentual, o que já descaracteriza classificar o produto como um “derivado natural da estévia” (afinal, se fosse mesmo um derivado, esse ingrediente não deveria aparecer em maior quantidade?);
  • Natural flavors – aromatizantes naturais (verdadeira incógnita sobre o que seriam esses aditivos…).

O marketing da Truvia é muito bom em maquiar a verdade sobre esse produto, utilizando imagens de folhas e da cor verde nas embalagens e no site, com o intuito de enfatizar o caráter “natural” do produto.

Ah, e uma última informação: a Truvia é produzida pelas empresas Cargill e Coca-Cola… (leia mais aqui)

Logo, levando tudo isso em conta, faz todo sentido o lançamento dessa tal Coca Life, numa tentativa da Coca-Cola em se adequar às novas tendências da atualidade, utilizando-se de boas doses de Greenwashing e de Healthwashing em seus produtos.

coca life -la mentira verde

Reação nas Redes Sociais.
Clique para ver a fonte.

Greenwashing: tentativa de atrair o consumidor passando a imagem/mensagem (enganosos) de que a empresa se preocupa com as implicações éticas e ambientais de seus produtos.

Healthwashing: produtos que aparentam ser saudáveis, mas que não tem nada de nutritivos.

#EraSóOQueFaltava!

Anúncios

5 Comentários

Arquivado em Notícias

5 Respostas para “Coca-Cola Life #EraSóOQueFaltava

  1. Pingback: McDia Infeliz | PropagaNUT

  2. JOÃO LUIZ

    QUEM DESSE LIQUIDO, ESTÁ AJUDANDO A MATAR SERES HUMANOS NO IRAQUE, AFEGANISTÃO, IRÃ, PAQUISTÃO, SIRIA, ETC.

  3. Pingback: Coca-Cola saudável??? | Mad Mary

  4. Pingback: A farsa da coca cola verde-O desespero para manter-se no mercado e o consumidor incauto paga a conta | A Luz é Invencível

  5. Pingback: A farsa da Coca-Cola Verde – O desespero para manter-se no mercado e o consumidor incauto paga a conta – 10.08.2016 | Senhora de Sírius

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s