Saiba o que você está comendo: Catchup

Por Camila Araújo, Camila Leão e Mariane Bandeira.

Ketchup packet

Aproveitando o tema do último post da série Saiba o que você está comendo: Molho de Tomateo PropagaNUT resolveu explicar um pouco sobre o catchup (ou ketchup). Uma das razões é por estarem enquadrados na mesma resolução da Anvisa (RDC no 276, de 22 de setembro de 2005) que fala sobre especiarias, temperos e molhos.

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Henry John Heinz e sua “criação”.

Acredita-se que o condimento tem sua origem na cultura chinesa, chamado de ketsiap (que significa molho), utilizado para acompanhar peixes. Na Malásia, uma outra versão deste mesmo molho tem o nome de kechap, que significa gosto. O catchup moderno foi idealizado pelo norte-americano Henry J. Heinz, que teve a ideia de incluir molho de tomate à fórmula. Heinz comercializou pela primeira vez o catchup em 1876.

Hoje o molho é amplamente consumido por pessoas de todas as idades. Mas e aí, catchup pode ou não pode? Analisamos o rótulo de 5 marcas: Heinz, Hellmans, AriscoQuero e Etti. Cada uma delas nas versões tradicional e picante. Em todos, o que chama atenção é a quantidade elevada de açúcar. Na marca Heinz, por exemplo, a quantidade de açúcar em uma porção (12g ou uma colher de sopa) é de 3,5g. Em 100g desse catchup, a quantidade de açúcar seria de 30g – o que é elevado, segundo parâmetros do Semáforo Nutricional, que classifica como elevada a presença de mais de 12g do carboidrato em 100g do produto, ou seja, mais que o dobro! E vale ressaltar também a quantidade de sódio, mais de 100mg por porção. E esse padrão se repete em todas as outras marcas analisadas.

Outra questão preocupante são os ingredientes utilizados nesses produtos. Analisando os rótulos dessas 5 marcas, vimos que muitas vezes estão presentes diversos aditivos, como por exemplo, conservantes e corantes. Sabe-se que esses ingredientes normalmente são compostos químicos que não são encontrados na natureza e além disso, esses aditivos são ricos em sódio, aumentando consideravelmente a quantidade total no produto. Também chamam a atenção ingredientes como o amido modificado, que é uma forma de amido que passa por mudanças químicas com o objetivo de melhorar características de consistência e estabilidade ao produto. Porém essas modificações tornam o produto ainda mais industrializado.

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Além disso, muitas propagandas passam a ideia de que o catchup é um alimento saudável, já que contém tomate na sua composição. O Ketchup Hellmann’s já veiculou propaganda (assista o vídeo) dizendo que uma embalagem (de 390g) do seu catchup continha 10 unidades de tomate e, para piorar, ainda finalizava com uma atriz comentando “Ah, mais saudável!”…

TOMATE E KETCHUP HELMANNS

Imagem postada na fun page do Ketchup Hellmann’s no Facebook, em abril, época em que o preço dos tomates estava bem alto.

E o pior é que muita gente acredita nisso… É fato que o tomate é um alimento nutritivo, rico em vitaminas A e E, com presença de sódio, magnésio, cálcio, folato e potássio, além de conter licopeno, um potente antioxidante (leia mais aqui).

O tomate e os produtos à base de tomate são as maiores fontes de licopeno, o qual ajuda a combater o estresse oxidativo* do organismo, prevenindo contra o desenvolvimento de certas doenças crônicas, como câncer e doenças cardiovasculares.

Para quem não sabe, o estresse oxidativo do organismo é provocado pelo excesso de radicais livres, que podem ser resultado de medicamentos, poluição, cigarro e até da dieta. Ou seja, alimentos não saudáveis, ricos em conservantes, açúcar, sódio, gordura (resumindo, os junk foods), contribuem bastante para aumentar esse estresse no nosso organismo, que está envolvido com o processo de envelhecimento, além de doenças como câncer, aterosclerose, diabetes, inflamações crônicas, doença de Alzheimer, doença de Parkinson, artrite reumatoide, doença intestinal inflamatória, entre diversas outras doenças.

licopeno-alim-procO processamento térmico dos tomates e de seus produtos, bem como a presença de gorduras alimentares (pelo fato de ser um composto lipossolúvel) melhora a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, melhora a sua absorção. Logo, em alimentos processados, como molhos, purês e no próprio catchup, existe maior teor de licopeno (Shami & Moreira, 2004).

Contudo, o fato de o catchup conter um composto antioxidante, não o torna necessariamente saudável. É importante levar em consideração a totalidade de ingredientes que o compõem.

Levando tudo isso em conta, será que vale a pena mesmo consumir o catchup?

Referência – licopeno:

Shami, N.J.I.E. & Moreira, E.A.M. Licopeno como agente antioxidante. Rev. Nutr. [online]. 2004, vol.17, n.2, pp. 227-236. ISSN 1415-5273.

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8 Comentários

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8 Respostas para “Saiba o que você está comendo: Catchup

  1. Pingback: #EraSóOQueFaltava – “TempêLo” especial no Catchup! | PropagaNUT

  2. Anônimo

    Se voce for homem acho que vale a pena sim consumir moderadamente é claro pois pode ser um bom coadjuvante contra o cancer de próstata.

  3. Sérgio de Barros

    Muito interessante as informações. No entanto, o ketchup não é um alimento ‘per se”, mas um agregado ou condimento que se adiciona ao alimento. Seja com mais Sódio, com mais Potássio, mais açúcar ou mesmo conservantes, ninguém se alimenta de ketchup. São os ingredientes que lhe dão o sabor peculiar e desejado e alterar sua receita seria descaracterizá-lo. Mais vale um prazer de vez em quando e intenso do que a mesmice de algo insípido e inodoro em prol de uma pretensa saúde.
    Viva ao ketchup!

  4. Dierniti

    Que bom que é rico em sódio e açúcar, mais calorias para me manter de pé. “Em vez de comprar uma MRE, pego um monte de produtos liofilizados e uso ktechup”. Deixando a brincadeira de lado o único problema é ter tão poucas calorias!

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