Saiba o que você está comendo: Pão de Forma Integral

Por Camila Araújo, Camila Leão e Mariane Bandeira.p_o_de_forma_light

Com a crescente preocupação em consumir alimentos saudáveis, muitas pessoas optam pelo consumo dos integrais. Sim, os alimentos integrais são os mais saudáveis por diversas razões: são ricos em fibras, preservam mais nutrientes que os alimentos refinados, ajudam a regular e a proteger o intestino e suas funções, auxiliam no controle da glicemia (quantidade de açúcar no sangue), contribuem para a redução do colesterol, enfim, possuem benefícios bastante interessantes para saúde.

Sabendo disso, a indústria de alimentos aproveita e manipula muitíssimo bem essas informações nas embalagens, com o intuito de chamar a atenção do consumidor que se preocupa em manter um estilo de vida mais saudável. Os pães de forma integral, geralmente, ocupam um espaço significativo nos mercados. E as opções são tantas que nos deixam confusos na hora de escolher. Pão de castanha-do-pará e quinoa, pão de cenoura com iogurte, pão preto, pão de castanha com girassol, pão de chia e macadâmia, integral com aveia, integral com centeio, integral com canela e passas, integral com gergelim, 6 grãos, 7 grãos, 8 grãos, 9 grãos, 10 grãos, 12 grãos, 14 grãos! E por aí vai…

Como nota de esclarecimento, é importante entender que para ser considerado integral o primeiro ingrediente tem que ser, necessariamente, a farinha de trigo INTEGRAL. Caso esteja escrito os seguintes termos: farinha de trigo refinada, farinha, farinha enriquecida, farinha de trigo, farinha de pão ou farinha de trigo enriquecida, o produto NÃO É INTEGRAL.

O PropagaNUT resolveu analisar alguns rótulos das marcas mais famosas e divulgar essas análises a fim de ajudar você, consumidor, a fazer a melhor escolha. As marcas escolhidas foram: Seven Boys, Nutrella, Wickbold, Pullman e Plus Vita.

WickboldEssa marca bem conhecida traz várias opções de “pães integrais”, porém, para a nossa surpresa, NENHUM dos produtos podem ser chamados de integrais (!). Conferimos os rótulos e encontramos, como primeiro ingrediente, logo o que vem em maior quantidade, a farinha de trigo refinada.

Pullman, Nutrella, Plus Vita (todas pertencentes ao Grupo Bimbo) e Seven Boys: Todas essas marcas possuem produtos realmente integrais, ou seja, o primeiro ingrediente, aquele em MAIOR quantidade, é a farinha de trigo integral mesmo ( \o/ ).

Mas como nem tudo são flores, todas essas marcas apresentaram um problema em comum: tipos de pães de forma que induzem o consumidor a achar que é uma coisa enquanto, na verdade, é outra. Quando nos deparamos com as seguintes informações na embalagem – 7 grãos, multigrãos e pão preto – somos levados a crer que o produto em questão é integral. Já estamos condicionados a pensar que integral é sinônimo de rico em fibras, compostos por grãos e sementes ou tudo o que é meio marronzinho. Porém, apesar de conterem fibras e grãos, esses pães não NECESSARIAMENTE são integrais. Assim como foi explicado acima, para um produto ser considerado integral é preciso que o primeiro ingrediente seja a farinha de trigo integral.

A seguir selecionamos 3 rótulos de diferentes marcas para exemplificar cada uma das situações citadas:

Captura de Tela 2013-06-10 às 15.06.46

Como podemos observar no exemplo acima, o rótulo precisa ser cuidadosamente analisado, pois algumas informações podem induzir o consumidor ao erro. Vale ressaltar que nesse exemplo, o pão que é realmente integral tem diversos aditivos, ou seja, apesar de ser integral não necessariamente é a opção mais saudável. Por isso, na hora da compra é importante analisar os rótulos e ver qual produto mais se adequa às suas necessidades. Fique ligado!!

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Notícias

4 Respostas para “Saiba o que você está comendo: Pão de Forma Integral

  1. Finding this post has aneerswd my prayers

  2. Anônimo

    Agradeço muitíssimo pelo esclarecimento!!

  3. Davi Pasquale

    Muito legal…mas também fique bastaste decepcionado.
    Logo a marca que pensei que era melhor por ter grãos, pão assim dito com integral,é a menos integral..rsrs
    Mas agradeço as dicas…muito obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s