Saiba o que você está comendo: Barrinhas de Cereal

Por Camila Leão e Camila Araújo.

barra_cereal

Sabe aquela barrinha de cereal, que você acredita ter mil qualidades? O PropagaNUT avaliou o rótulo de três diferentes marcas, Nutry, Trio e Nestlé, e concluiu que não é bem assim…

Analisando a lista de ingredientes das barrinhas Nutry e Trio, vimos que o primeiro ingrediente, e portanto, o que está presente em maior quantidade é a glicose, ou seja, açúcar. No caso da barrinha da Nestlé, o primeiro ingrediente é a aveia em flocos e o xarope de glicose só aparece como terceiro da lista. Mas será que o açúcar só está presente nesta forma? NÃO!! Encontramos também maltodextrina, mel, açúcar propriamente dito, açúcar mascavo e açúcar invertido.  Na barra da marca Nutry, todos esses ingredientes aparecem juntos, e nas outras duas, pelos menos 2 deles encontram-se na lista.

nutry3

Informações retiradas do site. Em destaque, os açúcares e a quantidade de fibras presentes na barra de cereal Nutry.

trio5

Informações retiradas do site. Em destaque, os açúcares e a quantidade de fibras presentes na barra de cereal Trio.

nestlé3

Informações retiradas do site. Em destaque, o primeiro ingrediente presente na barra de cereal Nestlé – a aveia – e a quantidade de fibras.

Outro detalhe bem importante, é que quando comemos uma barrinha de CEREAL, imaginamos que estaremos consumindo um quantidade significativa de fibras, certo? ERRADO! Entre essas três marcas, a que tem a maior quantidade de fibras é a da Nestlé que possui 4,4g, equivalente a 18% do recomendado por dia. Porém, as outras duas barrinhas possuem 0,4g de fibras, ou seja, praticamente NADA!barra de cereal 2

Quanto às gorduras, vimos que todas as barrinhas possuem óleo/gordura de palma, um tipo de gordura que é composta por cerca de 50% de gordura saturada, aquela que quando consumida em excesso pode provocar doenças cardiovasculares e obesidade.

Assim, dentre as 3 marcas de barrinhas que comparamos, a da Nestlé se mostrou a melhor opção, ou a “menos pior”, por conter mais fibras (algo que se espera em uma barrinha de cereal) e um menor teor de açúcar.

Outro pequeno detalhe que vale a pena ser dito: você já parou pra olhar os sites de divulgação de algumas dessas barrinhas? O site da própria Nutry se chama “Eu quero viver bem”, dando dicas sobre como conquistar a paz interior, fazer o bem, cultivar relacionamentos e cuidar do corpo, além de dicas sobre atividade física e alimentação. Ah, e falando também como ela tem um alto teor de fibras (oi?). Já o site da Trio mostra imagens fantásticas de frutas, castanhas e cereais que participam (ou deveriam participar como ingredientes principais, e não como coadjuvantes) da composição de suas barrinhas.

Mas pera aí, como uma barra de cereal cheia de açúcar quer passar a ideia de saúde e de que pode me ajudar a “viver bem”? Não faz muito sentido…

E aí? Você ainda acha que essas barrinhas realmente são saudáveis e cheias de qualidade?? Com certeza é um lanche prático e não podemos ignorar essa vantagem na correria do dia a dia, porém é preciso ter moderação e bastante cuidado na escolha da melhor opção!

Anúncios

11 Comentários

Arquivado em Notícias

11 Respostas para “Saiba o que você está comendo: Barrinhas de Cereal

  1. Mayara

    Eu comia muito a barra de ceral nestle, sempre achei melhor que as outras. porem a um tempo esta fora do mercado, vc sabe informar se houve algum motivo para retirada do produto? pos ainda de ser mas atrativa por conta da fibra, o preço era bem acessível.

  2. Anônimo

    a falta de uma informação clara, leva nós leigos a acreditar que estamos nos alimentando de forma saudável, sendo o contrário, pois
    estamos ingerindo várias substancias prejudiciais a saúde!!!

  3. Anônimo

    Muito bom saber essa informação, vou guardar as minhas pra quando der um surto de vontade de doce, melhor do que comer bombom né rs

  4. Anônimo

    Come trakinas entao ué

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s