Bebida alcoólica perto de bebidas não alcoólicas? #EraSóoQueFaltava!

Por Camila Araújo, Camila Leão e Mariane Bandeira.

É fato que os supermercados funcionam como “prateleiras” para expor e divulgar produtos. Assim como a embalagem, a correta exposição pode funcionar como estímulo para as vendas, ou seja, participa ativamente do conjunto de ações denominadas de estratégias de marketing. Nenhuma mercadoria, seja alimentos ou utensílios, está em determinada posição por acaso. Tudo é minimamente calculado, afinal as decisões sobre a apresentação e espaço ocupado na gôndola, comunicação visual e sinalização devem despertar o interesse do consumidor e incentivá-los a comprar.

Você já se perguntou o por quê dos alimentos destinados às crianças se encontrarem posicionados em alturas menores, ao alcance delas? A intenção é justamente facilitar o acesso do produto ao público alvo, que são os pequenos! E muitas vezes os pais não visualizam, mas a criança sim, e isso incita o consumo.

E dentro desse assunto, surgiu uma indignação por uma das integrantes do PropagaNUT que, ao fazer compras, se deparou com a exposição de bebida alcoólica ao lado de sucos, chás e diversas outras bebidas não-alcoólicas – ou seja, em prateleiras que possuem bebidas consumidas por crianças e adolescentes. Conforme pode ser visto na foto abaixo:

Screen Shot 2013-05-23 at 17.41.05

A seta vermelha indica a bebida alcoólica e a seta verde indica as bebidas não alcoólicas.

Era só o que faltava!

“Bebida alcoólica com energético perto dos mates e sobre a água de coco no supermercado. Segundo o gerente, a solicitação foi do representante da marca. E o consumidor como fica? E a criança que passa e vê um elefante azul feliz da vida perto das bebidas que ela consome? Como alguns ainda não reconhecem a rotulagem e o ponto de venda como veículos do marketing de alimentos que, portanto, deve ser regulado?”, desabafa.

Vale ressaltar, que a marca só consegue esse posicionamento com a concordância da rede de supermercado. O posicionamento dos produtos em gôndolas é baseado no volume de vendas e em negociações ($$) entre os fabricantes e os próprios estabelecimentos. Portanto, os pontos de venda são coniventes, a palavra final vem deles.

“Situações como essa são uma vergonha ! Todo mundo ganha. E só quem perde é o consumidor…”, completa.

*Foto tirada por Renata Monteiro, Nutricionista e Coordenadora do PropagaNUT.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Notícias

Uma resposta para “Bebida alcoólica perto de bebidas não alcoólicas? #EraSóoQueFaltava!

  1. It’s a relief to find sonoeme who can explain things so well

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s