Tony e Ronald em busca de novos empregos

Por Camila Araújo.

A Consumers International (CI) – juntamente com International Obesity Task Force (Força Tarefa Internacional da Obesidade), UK Health Forum (Fórum de Saúde do Reino Unido), World Cancer Research Fund International (Fundo Internacional de Pesquisa ao Câncer), World Action on Salt and Health (Ação Mundial sobre Sal e Saúde) e World Public Health Nutrition Association (Associação Mundial de Nutrição em Saúde Pública) – apresentou uma declaração para a 66ª Assembléia Mundial da Saúde da OMS (Organização Mundial de Saúde), manifestando seu apoio ao Plano de Ação Global da OMS para prevenção e controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

A declaração destaca a importância do Plano de Ação Global da OMS sobre DCNT e convida os Estados-membros a apoiarem a inclusão do Plano através de um conjunto de ações políticas e regulatórias para ajudar o consumidor a ter uma alimentação mais saudável. Dentre alguns pontos da declaração estão: implementação do conjunto de recomendações sobre marketing para crianças; desenvolvimento de rótulos de alimentos claros e legíveis para os consumidores; adoção de instrumentos econômicos e fiscais para incentivar escolhas alimentares e ambientes mais saudáveis; medidas para reduzir o nível de sal, gorduras saturadas e açúcar incluídos em alimentos e bebidas processados e medidas para aumentar o consumo de frutas e hortaliças.

Outras ações que estão ocorrendo na Assembléia Mundial de Saúde da OMS

Uma campanha proposta pela Consumers International e por El Poder del Consumidor está dando o que falar. O tom cômico e irônico dessa campanha já foi discutido no blog, nesse post, sobre o “Cártel de la Chatarra” ou o “monopólio dos junk foods“.

Em protesto que exige a proibição da publicidade de alimentos não-saudáveis dirigida às crianças, membros da CI apareceram vestidos de Ronald McDonald e de Tony, o Tigre.  Os detalhes estão logo abaixo:

Ronald McDonald e Tony, o Tigre, buscam trabalho!

CaposToño350

Após anos de venda de hambúrgueres, batatas fritas e cereais açucarados para crianças de todo o mundo, Ronald McDonald e Tony, o Tigre, se encontram em Genebra, na Assembléia Mundial de Saúde, para se desculpar por seu comportamento passado e encontrar um novo trabalho.

Ronald McDonald e Tony estão distribuindo seus currículos para delegados da Assembléia Mundial de Saúde da OMS, além de experimentar novos trabalhos, como parte de uma campanha da CI e seus membros a favor da proibição do marketing de alimentos não-saudáveis dirigido às crianças.

O público é convidado a sugerir novos empregos para Tony e Ronald via Twitter usando #jobs4RonandTony.

CaposNuevosEmpleosRonaldToño568

Novos empregos para Ronald e Tony!
Clique na imagem para ampliar.

Em 2010, mais de 42 milhões de crianças menores de cinco anos de idade estavam com sobrepeso ou obesidade e este número cresce a cada ano. É amplamente reconhecido que o marketing de alimentos e bebidas pobres em nutrientes e ricos em energia dirigidos às crianças afeta as suas preferências alimentares, ajudando a estabelecer padrões de consumo que favorecem a pandemia de obesidade.

A Assembléia Mundial de Saúde se reúne em Genebra, na Suíça, de 20 a 28 de maio, para discutir sobre um novo Plano de Ação Mundial para controle e prevenção das DCNT, cujas ações incluem a aplicação das recomendações para limitar o marketing de alimentos dirigidos ao público infantil.

Fontes: Consumers International, El Poder del ConsumidorIdec.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s