Primeiro post da série: Era só o que faltava! Torrada MultiGrãos da Bauducco

Por Mariane Bandeira.

IMG_2592

Para dar início a nova série do PropagaNUT, vamos falar sobre o produto que inspirou a criação do Era só o que faltava!: Torrada MultiGrãos da Bauducco.

Na semana passada, estava no supermercado escolhendo uma torrada na seção de biscoitos e logo a embalagem me chamou atenção. Como nutricionista, tenho o hábito de procurar alimentos na versão integral, sempre. Nunca tinha experimentado esta torrada, e resolvi levar para casa a fim de analisar melhor os ingredientes e o rótulo.

No dia seguinte, acordei cedo, fiz um café, tirei a geléia da geladeira e a torrada da dispensa. Antes de comer, comecei a reparar e ler melhor a embalagem. Vamos falar a verdade, essas empresas capricham o quanto podem na embalagem. Fazem de tudo para chamar a atenção dos consumidores, inclusive, estudos e pesquisas são elaborados nessa área a fim de analisar qual é a melhor estratégia a ser aplicada na rotulagem. É isso mesmo, eles não dão nem um ponto sem nó! O objetivo deles é SEMPRE o lucro, querem vender, vender e vender e para isso nos farão consumir ao máximo. O que explica a grande importância do marketing – que é a alma do negócio!

Quando virei o produto para ler o outro lado, me deparei com o seguinte texto: “A Bauducco apresenta a nova torrada MultiGrãos. Feita com uma seleção de ingredientes ricos em fibras para você aproveitar no café da manhã ou no lanche da tarde. Leve, crocante, saborosa e com propriedades nutricionais que combinam com uma vida em equilíbrio, combina com tudo que é saudável. Saiba mais sobre cada um dos grãos a seguir”. Seguindo a leitura, conforme demonstrado nas figuras abaixo, a foto de cada um dos grãos com uma pequena descrição dos seus benefícios  para saúde.

IMG_2593

Torrada MultiGrãos da Bauducco

Screen Shot 2013-05-21 at 15.03.43

Descrição dos 7 grãos contidos na torrada com as respectivas alegações nutricionais: “Quinoa: não contém glúten, é pobre em gorduras e rica em fibras e proteína; Cevada: rica em proteínas, vitaminas, fibras e minerais; Centeio integral: poderosa fonte de fibras que aumentam a saciedade; Trigo integral: rico em fibras que melhoram o funcionamento do intestino; Linhaça: fonte de fibras e de gorduras benéficas à saúde; Aveia: fonte de fibras solúveis que ajudam nas dietas para baixar o colesterol; Gergelim: rico em fibras e em antioxidantes.”

Depois de ler tudo isso, confesso que até me empolguei para experimentar. Afinal, um produto integral composto por todos esses grãos só pode ser maravilhoso (!) – esse é exatamente o pensamento que eles querem passar. Mas havia um pequeno detalhe. E pequeno mesmo! Minúsculo… (Alguém tinha reparado?)

Screen Shot 2013-05-21 at 14.41.24

Texto em destaque: “As propriedades e benefícios nutricionais dos grãos citados são de caráter informativo. As quantidades de grãos agregados à Torrada MultiGrãos não garantem os benefícios acima citados.”

Bem na parte inferior do texto, com a menor letra possível – menor até do que nota de rodapé – estava escrito: “As propriedades e benefícios nutricionais dos grãos citados são de caráter informativo. As quantidades de grãos agregados à Torrada MultiGrãos não garantem os benefícios acima citados“. 

Era só o que faltava! 

Mas é óóóóbvio que eles se preocuparam em usar um lado inteiro da embalagem para dar informações de caráter relevante ao consumidor, afinal a intenção deles é colaborarem para que nós possamos entender mais sobre os grãos e passar a incluí-los em nossa dieta! É isso! (Não é??)

O que está claro nessa situação é a divulgação de informações de benefícios que NÃO são associados ao produto, mas que, ao ler a embalagem, o consumidor é induzido a acreditar e a vincular essas alegações à torrada em questão. Afinal, o nome é Torrada MultiGrãos, ou seja, fica subentendido que ela é composta de vários grãos. É um desrespeito ao  art. 6º, inciso IV, do Código do Consumidor, cujo texto diz que é um direito básico do consumidor “a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços“.

E para revoltar ainda mais, ao analisar a composição, a farinha de trigo refinada é citada primeiro, logo, é o ingrediente adicionado em maior quantidade. Em seguida, vem a gordura vegetal (ou se preferir, gordura trans) e, finalmente, a farinha de trigo integral. Depois, é a vez do açúcar, e só a partir desse ponto são citados os outros grãos.

IMG_2594_2

Ingredientes da Torrada MultiGrãos

Porém, vamos ser justos e reconhecer que eles foram honestos em, pelo menos, uma informação: “as quantidades de grãos agregados à Torrada MultiGrãos não garantem os benefícios acima citados.

Anúncios

17 Comentários

Arquivado em Notícias

17 Respostas para “Primeiro post da série: Era só o que faltava! Torrada MultiGrãos da Bauducco

  1. Anônimo

    Gostaria que fosse divulgado então outras opções para quem procura o que comer no café da manhã. Pro Amadeu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s