Saiba o que você está comendo: Sucos de caixinha

Por Camila Araújo. 

Muita gente acha que se substituir o refrigerante pelo suco de caixinha estará fazendo uma escolha mais saudável. Grande engano… Ambos são igualmente ruins!

Na verdade, a maioria dos ditos “sucos de caixinha” são néctares.

Mas o que é néctar?

Néctar é a bebida não fermentada, obtida da diluição, em água potável, da parte comestível da fruta/vegetal, adicionado de açúcares, destinado ao consumo direto.

Suco é a bebida não fermentada, obtida pela diluição, em água potável, da polpa da fruta, sem adição de aromas e corantes artificiais. Além disso,  o limite para a adição de açúcares aos sucos é de no máximo 10% do peso total do produto.

Refresco (também chamado de bebida de fruta) é a bebida não fermentada, obtida pela diluição, em água potável, do suco de fruta, polpa ou extrato vegetal de sua origem, com ou sem adição de açúcares. Dependendo do sabor, quantidades específicas devem ser respeitadas. Os refrescos de laranja, tangerina e uva, por exemplo, deverão conter no mínimo 30% em volume de suco natural.

Fontes: Decreto nº 6.871, de 4 de junho de 2009 e Instrução Normativa nº 12, de 4 de setembro de 2003.

 Resumindo: a principal diferença é o teor mínimo de polpa (isto é, da fruta em si) que cada uma precisa ter. O suco é o que tem a maior concentração. Em seguida vem o néctar e, por último, o refresco. Mas esses percentuais mínimos variam caso a caso, já que cada fruta tem uma particularidade. E, à medida que o percentual de fruta diminui, a quantidade de açúcar adicionado tende a aumentar.

teor de fruta-sucos

Clique na imagem para ampliar. Fonte: Idec.

A seguir, acompanhe a análise da composição de um suco néctar:

Açúcar

Ao comparar alguns sabores, percebe-se a presença de cerca de 25g a 29g de açúcar em um copo de 200ml. Isso equivale a cerca de 2 colheres de sopa de açúcar em apenas UM copo.

sucos

Rótulos de néctar de uva, pêssego e abacaxi, respectivamente.
Para ampliar, clique na imagem.

Ou seja, é um produto riquíssimo em açúcar. Caso uma pessoa consuma um copo por dia durante 5 dias da semana, ela estará consumindo cerca de 7 colheres de sopa ou 145g de açúcar, proveniente APENAS do suco. Vale ressaltar ainda, que a frequência de consumo desse produto costuma ocorrer mais de uma vez ao dia, sem contar ainda o consumo de açúcar proveniente de outras fontes alimentares.

suco_muito alem do peso

Quantidade de açúcar presente em 1 litro de suco de uva.
*Imagem veiculada no filme Muito Além do Peso.

Tem fruta mesmo?

Bom, o néctar possui fruta sim. No entanto, a maioria dos néctares disponíveis no mercado não discrimina no rótulo o percentual de fruta que contém, nem o percentual exato de açúcares adicionados, de forma que que tudo é descrito como carboidrato.

Ingredientes

Ao observar os ingredientes, nota-se que a quantidade de suco é maior que a quantidade de açúcar (já que os ingredientes dos produtos industrializados apresentam-se em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é aquele que está em maior quantidade no produto e o último, em menor quantidade).

No caso deste suco, não foram utilizados corantes artificiais (pelo menos isso não foi relatado no rótulo), mas é possível encontrar no mercado outras marcas que contém esses corantes artificiais, que são apontados como causadores de reações alérgicas. Por isso, fique atento!

ing-abacaxi

Rótulo de néctar de abacaxi.
Clique na imagem para ampliar.

Imagens do rótulo que levam ao erro

O poder da publicidade e do marketing é tão grande que uma simples embalagem pode nos levar a crer que determinada bebida é tão saudável quanto a fruta in natura que originou o produto. Mas não é bem assim.

Ao observar  o rótulo do seguinte “suco”, imaginamos que se trata de um suco de abacaxi.

mini_abacaxi- tarja e ing

Clique na imagem para ampliar.

Porém, ao olhar com mais atenção as letras miúdas e os ingredientes, percebe-se que ele não se trata de um suco e, muito menos, de um suco de abacaxi.

O produto, na verdade, é uma bebida de fruta (ou refresco), cujos ingredientes contam com açúcar (em maior quantidade) e sucos de maçã, laranja, uva, abacaxi e maracujá, além dos nutrientes artificialmente presentes – já que “colocar” as frutas dentro da caixinha faz elas perderem a maioria de seus nutrientes.

Ora, se isso é uma bebida mista, que conta com essa variedade de sabores de suco, por quê defini-lo como “suco” de abacaxi, se ele é um dos últimos da lista de ingredientes? Por conta do “aroma sintético idêntico ao natural”?

YCgYkParece até ficção: um clássico episódio do seriado mexicano Chaves, em que o garoto se entusiasma com seu novo empreendimento – uma barraca de sucos. E, ao vender um suco ao senhor Madruga, pergunta: “Qual você quer? O que parece de limão, que é de groselha e tem gosto de tamarindo? O que parece de groselha, que é de tamarindo, com sabor de limão? Ou o que parece de tamarindo, que é de limão, com sabor de groselha?”.

Em 2010 o Idec realizou uma pesquisa com bebidas à base de frutas (incluindo néctares, sucos e refrescos), que mostrou resultados interessantes e informações que ainda estão bastante atuais. Confira a matéria no link.

Melhor alternativa:

Comer a fruta é sempre a melhor opção. Mas para quem faz questão de tomar suco, as melhores alternativas são o suco da fruta,  o suco integral, o suco de polpa ou até o suco concentrado: mais naturais, sem conservantes, sem aditivos e sem açúcar.

Vale ressaltar que, devido ao processo de fabricação, as bebidas industrializados perdem grande parte de nutrientes  e fibras, além de conter alto teor de açúcar. Além de toda a lista de coisas ruins do “suco de caixinha”, vale lembrar os casos em que muitos consumidores tiveram a (infeliz) surpresa de encontrar “objetos estranhos” nas caixas desses sucos (veja alguns casos aqui e aqui).

E aí, você ainda vai preferir o suco de caixinha para “ser mais saudável”?

Anúncios

6 Comentários

Arquivado em Notícias

6 Respostas para “Saiba o que você está comendo: Sucos de caixinha

  1. Anônimo

    Nada do que eu procurava mas valeu a pena ter lido isto legal parabens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s