Leite Ninho +1: bom ou não para as crianças?

Por Camila Leão.    

        Imagem

Ao fazer uma análise do Leite Nido (Leite Ninho mexicano) comercializado no México, a entidade civil El Poder Del Consumidor concluiu que este produto não possuía as características necessárias para ser indicado para crianças de 1 a 3 anos, como recomendava o seu rótulo. A partir deste estudo, o PropagaNUT decidiu avaliar o Leite Ninho +1, produto similar vendido no Brasil.

O Leite Ninho +1 é um produto da marca Nestlé, recomendado, especialmente, para crianças a partir de 1 ano de idade. No rótulo está escrito a palavra “fases”, indicando que cada fase da infância tem um produto específico. Como existe no mercado outro produto similar, porém indicado para crianças a partir dos 3 anos, entende-se que o primeiro é voltado para o público de 1 a 2 anos. Porém, será que esse produto é realmente indicado para essas crianças? Será que ao oferecermos Leite Ninho +1 estamos cuidando dos nossos filhos?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que crianças com menos de dois anos não devem consumir açúcares adicionados e, apesar disso, esse produto contém 3 tipos desses açúcares: xarope de milho, inulina e frutooligossacarídeos. Ao ler o rótulo, muitas vezes o consumidor não sabe o que são esses ingredientes e acredita estar oferecendo para seus filhos os nutrientes que eles precisam. A realidade é que, em cada copo de 200ml, a criança consome, em média, 15g de açúcar incluindo a lactose, açúcar proveniente do leite. Para piorar, sabe-se que normalmente a frequência diária de consumo desse produto é maior, podendo chegar a quase 50g de açúcar por dia, caso a criança o tome três vezes por dia.

Outro ponto importante a ser considerado quanto à composição desse produto é a quantidade de sódio que ele possui. No mesmo copo de 200ml citado anteriormente, a criança consome 73mg de sódio, ou no caso das três vezes por dia, 219mg de sódio. O consumo recomendado para esta faixa etária é de 1100mg, portanto 20% desse valor já estaria sendo consumido.

Pode-se observar que na composição nutricional apresentada no rótulo, de acordo com a legislação brasileira, as quantidades de cada ingrediente são comparadas a um consumo de 2000kcal diárias. Entretanto, o público para o qual o produto é destinado, normalmente consome menos calorias.

Na parte de trás da embalagem, encontram-se alegações  que indicam que o Leite Ninho é saudável. Porem assim como mostrado anteriormente,  um produto que contem quantidades elevadas de açúcar de adição, não pode ser considerado saudável.

É importante considerar também que o alto consumo do leite de vaca pode desencadear doenças como a intolerância à lactose e alergia  à proteína do leite. No caso de crianças este problema é ainda maior, devido a vulnerabilidade  deste grupo. Estudos mostram que o consumo de leite de vaca está relacionado com a ocorrência de diarreia e anemia, entre outras doenças.

A reflexão quanto a publicidade realizada por esta empresa, também pode ser estendida para o seu site. Ao acessar página observa-se uma publicidade voltada para crianças, feita a partir de uma promoção que permite ao ganhador conhecer os atores de uma famosa novela infantil. Vale ressaltar que para concorrer, a criança precisa consumir um outro produto rico em açúcar adicionado (Farinha Láctea Nestlé).

 Imagem

Outro aspecto interessante é a presença de links relacionados a alimentação e hábitos de vida saudável, no mesmo espaço onde encontram-se propagandas de alimentos e receitas não saudáveis. Esta mistura de conteúdos confunde o consumidor e o induz a fazer correlações inadequadas quanto aos alimentos e seus benefícios ou prejuízos.

Imagem

Conclui-se portanto que é necessário analisar criticamente o rótulo e a composição dos alimentos na hora da escolha do que consumir, buscando sempre opções mais saudáveis para nós e para nossos filhos.

Anúncios

109 Comentários

Arquivado em Notícias

109 Respostas para “Leite Ninho +1: bom ou não para as crianças?

  1. Esse post é antigo, antigamente o Ninho +1 tinha xarope de millho que é um açucar que faz mal a saude, mas agora não tem mais. Tiraram! Podem dar aos seus filhos depois de 1 and.

  2. mary müller

    Olha epovo hoje em dia ta cheio de mimimi,antigamente davam leite de vaca mesmo logo q nasciam as criancas se a mae nao podia amamentar e eramos todos saudaveis nao tinhamos alergias nem intolerancia a nada,hoje em dia com tanta frescura as criancas tao mais vulneraveis a doenças e alergias e obesas,do que adiantas cuidar tanto qndo sao pequenos se depois vejo mães enfiando refrigerantes,chocolates,doces em geral,pra criancas de no maximo 2anos na frente de tv,computadores e celulares,nao deixam brincar se sujar e tem preguiça de fazer um feijao com arroz pro seu filho,por isso que tao ai tudo alergicos doentinhos e obesos!!!

  3. Danielli

    A ta. Entao resposde pra mim, uma mae q aos 3 meses apos ter tido minha filha, onde o leite secou, oq se da pra um bebe q ainda n come? se todo pediatra recomenda a marca nestle como primeira opçao, ja q vc enfatizou mais a marca do q o alimento. Entao reconde outro alimento q possa substituir o leite materno, lembrando q mesmo um bebe de 6 meses n come toda hora, pra se dar papinhas de frutas, legumes etc, fora q estamos em crise e muitos pais como eu, nao tem todos esses alimentos tods os dias pra dar pro seu filho.

  4. Jemyle

    Concordo plenamente Mary,😉…

    • July

      Eu sinceramente estou triste, muito triste depois que dei esse leite ao meu bebe de 1 ano, ele tomava netrogenio, depois de 1 ano resolvir mudar, foi a pior coisa que fiz.
      Ele começou a passar mal, a barriga inchou, começou a fazer vomito, começou a se coçar, levei a pediatra ela mandou cortar o leite rapidamente pois ela tinha outros casos desse devido ao leite.
      Dei um sem lactose, ele passou mal, dei outro de soja passou mal de novo. Ai ela mandou cortar o leite por um tempo, e estou dando remédio para limpar o intestino dele.
      Ela me falou que tem muita substancia que criança de 1 ano não pode tomar mais tem no leite, o Ninho fez com que meu corpo do meu bebe nao aceitasse mais nenhum leite, hj estou começando do 0.
      Alguém pode ate gostar do ninho mais, mais eu sinceramente não indicaria.

  5. minha filha tem 3 meses me indicaram o ninho 1+ porq o nam e os outros muito caro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s