Leite Ninho +1: bom ou não para as crianças?

Por Camila Leão.    

        Imagem

Ao fazer uma análise do Leite Nido (Leite Ninho mexicano) comercializado no México, a entidade civil El Poder Del Consumidor concluiu que este produto não possuía as características necessárias para ser indicado para crianças de 1 a 3 anos, como recomendava o seu rótulo. A partir deste estudo, o PropagaNUT decidiu avaliar o Leite Ninho +1, produto similar vendido no Brasil.

O Leite Ninho +1 é um produto da marca Nestlé, recomendado, especialmente, para crianças a partir de 1 ano de idade. No rótulo está escrito a palavra “fases”, indicando que cada fase da infância tem um produto específico. Como existe no mercado outro produto similar, porém indicado para crianças a partir dos 3 anos, entende-se que o primeiro é voltado para o público de 1 a 2 anos. Porém, será que esse produto é realmente indicado para essas crianças? Será que ao oferecermos Leite Ninho +1 estamos cuidando dos nossos filhos?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que crianças com menos de dois anos não devem consumir açúcares adicionados e, apesar disso, esse produto contém 3 tipos desses açúcares: xarope de milho, inulina e frutooligossacarídeos. Ao ler o rótulo, muitas vezes o consumidor não sabe o que são esses ingredientes e acredita estar oferecendo para seus filhos os nutrientes que eles precisam. A realidade é que, em cada copo de 200ml, a criança consome, em média, 15g de açúcar incluindo a lactose, açúcar proveniente do leite. Para piorar, sabe-se que normalmente a frequência diária de consumo desse produto é maior, podendo chegar a quase 50g de açúcar por dia, caso a criança o tome três vezes por dia.

Outro ponto importante a ser considerado quanto à composição desse produto é a quantidade de sódio que ele possui. No mesmo copo de 200ml citado anteriormente, a criança consome 73mg de sódio, ou no caso das três vezes por dia, 219mg de sódio. O consumo recomendado para esta faixa etária é de 1100mg, portanto 20% desse valor já estaria sendo consumido.

Pode-se observar que na composição nutricional apresentada no rótulo, de acordo com a legislação brasileira, as quantidades de cada ingrediente são comparadas a um consumo de 2000kcal diárias. Entretanto, o público para o qual o produto é destinado, normalmente consome menos calorias.

Na parte de trás da embalagem, encontram-se alegações  que indicam que o Leite Ninho é saudável. Porem assim como mostrado anteriormente,  um produto que contem quantidades elevadas de açúcar de adição, não pode ser considerado saudável.

É importante considerar também que o alto consumo do leite de vaca pode desencadear doenças como a intolerância à lactose e alergia  à proteína do leite. No caso de crianças este problema é ainda maior, devido a vulnerabilidade  deste grupo. Estudos mostram que o consumo de leite de vaca está relacionado com a ocorrência de diarreia e anemia, entre outras doenças.

A reflexão quanto a publicidade realizada por esta empresa, também pode ser estendida para o seu site. Ao acessar página observa-se uma publicidade voltada para crianças, feita a partir de uma promoção que permite ao ganhador conhecer os atores de uma famosa novela infantil. Vale ressaltar que para concorrer, a criança precisa consumir um outro produto rico em açúcar adicionado (Farinha Láctea Nestlé).

 Imagem

Outro aspecto interessante é a presença de links relacionados a alimentação e hábitos de vida saudável, no mesmo espaço onde encontram-se propagandas de alimentos e receitas não saudáveis. Esta mistura de conteúdos confunde o consumidor e o induz a fazer correlações inadequadas quanto aos alimentos e seus benefícios ou prejuízos.

Imagem

Conclui-se portanto que é necessário analisar criticamente o rótulo e a composição dos alimentos na hora da escolha do que consumir, buscando sempre opções mais saudáveis para nós e para nossos filhos.

Anúncios

110 Comentários

Arquivado em Notícias

110 Respostas para “Leite Ninho +1: bom ou não para as crianças?

  1. Andressa

    Meu filho tomava o nam Confort, mais parei de da devido o preço dele que e caro, então aparte dos 6 meses fui pro ninho o integral mesmo ele se deu super bem ele toma com mucilom e não teve nada graças a Deus.
    Tava pensado em da esse ninho +1 Mais muitas pessoas dizem q ele é ruim só serve pra crianças q frequentam escolinha. Meu filho tem 1 ano já.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s