Dia da Revolução Alimentar

7150781713_d5af6f93eb_z

Cozinhe, compartilhe e viva é a bandeira levantada pela ação global Food Revolution Day que acontece no próximo 17 de maio em vários países. Criado pelo chef inglês Jamie Oliver, o Dia da Revolução Alimentar (em tradução livre) tem como objetivo conscientizar a população do planeta sobre a importância da boa comida e da educação alimentar. É a chance das pessoas trazerem o debate e os alimentos frescos e locais à mesa, seja na escola, no trabalho, em casa com a família e amigos.

images-7

Em tempos de industrialização em massa, em que a dieta da maioria está restrita a enlatados e produtos que prometem uma refeição em apenas 3 minutos, muito da relação com os alimentos e a saúde já se perderam. A campanha orienta a voltar para a cozinha, escolher os alimentos e preparar uma receita para compartilhar saberes, técnicas e dicas culinárias. Resgatar os valores que nossos avós e antepassados faziam com a refeição do dia a dia. Pensar o alimento é encontrar onde ele foi produzido, o modo de preparo e prover a relação de prazer e sociabilidade.

No primeiro ano da campanha em 2012, foram mais de mil eventos em 664 cidades por 62 países. No site oficial, há dicas de como estar engajado e criar sua ação na sua cidade, comunidade, trabalho ou em casa. Em Londres, nas portas do restaurante Fifteen de Jamie Oliver acontece a “Street Party” com barraquinhas de comidinhas de rua, workshops educacionais para crianças, demonstrações de culinária ao vivo e uma aula-show no palco com Oliver.

No Rio de Janeiro, a merenda das crianças é tema de duas ações. O site Mundo Ovo  irá publicar de 13 a 17 de maio receitas como preparar o lanche escolar de forma saudável, nutritiva, prazerosa e prática. O Ateliê da Ideias promove no dia 17 o evento “Da Cozinha para a lancheira” para crianças e adultos. Aula de biscoitos saudáveis, pães caseiros, mini hambúrguer e um Brunch-papo com a nutricionista Patrícia Smiths dosite Mundo Ovo estão na programação. “Vem eu te ensino a cozinhar e você passa adiante” é outro curso inscrito no Dia da Revolução Alimentar.

E você? Qual será a sua ação para o dia? Uma  das ideias do Food Revolution Day é convidar os amigos e colegas do trabalho para fazer uma receita surpresa. Cada um leva um ingrediente de sua preferência e decidem  em grupo na hora o que preparar com cada contribuição. Gostou? É hora de botar a mão na massa e reconhecer que comida é pra pensar, pra integrar e claro, pra  ter prazer. Ter um dia marcado no calendário é estabelecer o compromisso de parar para refletir e celebrar o que se come.  Pois a melhor comida é a feita em casa.

Fonte: Malagueta News

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Notícias

Uma resposta para “Dia da Revolução Alimentar

  1. Pingback: Hambúrguer 100% de carne “in vitro” | PropagaNUT

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s