Café: conheça os benefícios dessa bebida milenar para sua saúde

Por Caio Reis*

cafe-3-630-getty_1553111

O café é um dos mais valiosos produtos comercializados mundialmente e detém grande importância política e econômica para diversos países em desenvolvimento. O Brasil é o maior produtor de café do mundo, com mais de 25% da produção, e o segundo maior consumidor, com cerca de 12,5% do total (1).

Pesquisas realizadas em todo mundo nas últimas décadas mostram que o consumo regular de café traz vários benefícios para a saúde humana, como: melhora nas respostas psicoativas (estado de alerta e modulação do estado de humor), desordens neurológicas (menor risco de doenças de Parkinson e Alzheimer), desordens metabólicas (redução de risco de hipertensão arterial e câncer), dentre outros (2).

O consumo de café vem sendo cada vez mais estudado em relação a diversas doenças, e tem-se observado associação com a Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2). Estudos epidemiológicos evidenciam que o consumo habitual e moderado de café sem açúcar (4 xícaras por dia: 480 – 600mL/dia) está associado ao menor risco de desenvolvimento da DM2 em diversas populações (brasileira, norte americana, finlandesa, sueca, holandesa, japonesa, chinesa, entre outras) (3).

A esses efeitos benéficos, atribui-se à presença de compostos biologicamente ativos (antioxidantes e anti-inflamatórios), como os compostos fenólicos, ácidos clorogênicos, ácido cafeíco, magnésio, entre outros (4). É toda essa composição que faz do café uma bebida milenar, natural e muito saudável.

Referências:

1. ABIC – Associação Brasileira das Indústrias de Café. A História do Café – Origem e trajetória. O café brasileiro na atualidade. Endereço eletrônico: <http://www.abic.com.br/>.

2. DÓREA, J. G.; DA COSTA, T. H. M. Is coffee a functional food?. British Journal of Nutrition v. 93, n. 6, p. 773-782, 2005.

3. MULEY, A.; MULEY, P.; SHAH, M. Coffee to reduce risk of type 2 diabetes?: a systematic review. Current Diabetes Reviews v. 8, n. 3, p. 162-168, 2012.

4. TRUGO, L.C. Analysis of coffee products. In: Encyclopedia of Food Sciences and Nutrition. Editors: Luis Carlos Trugo e Paul M. Finglas. Second Edition. Academic Press: Elsevier Science. vol.3. p. 1498-1506, 2003.

*Caio Eduardo Gonçalves Reis é Nutricionista, Pós-graduado em Nutrição Humana e Saúde, Mestre em Ciências da Nutrição. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, onde estuda os efeitos do café sobre o metabolismo da glicose.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s