Saiba o que você está comendo: Achocolatados líquidos

Por Camila Araújo e Mariane Bandeira

achococolatadoPara iniciar a série Saiba o que você está comendo, vamos falar sobre os achocolatados líquidos, também conhecidos como bebidas lácteas sabor chocolate, que são muito consumidos pelas crianças e, até mesmo, fazem parte da sua alimentação diária.

Os pais costumam oferecer essa bebida pela praticidade, pela falta de tempo em preparar um café da manhã adequado e também por acreditarem que estão oferecendo algo seguro e nutritivo para seus filhos. Isso se justifica pelas propagandas e embalagens que alegam conter vitaminas e minerais, como cálcio e ferro, levando-os a crer que a bebida é um susbtituto do leite, um alimento realmente saudável. Porém, não é bem assim.

Analisando as informações nutricionais, é possível observar como esse alimento é rico em açúcar, gordura e sódio, além de conter aditivos químicos , como conservantes e aromatizantes.

rotulo achocol liq

Figura 1 – Ingredientes e tabela de informação nutricional de um achocolatado líquido. Em destaque, nutrientes que podem fazer mal à saúde, quando consumidos em excesso.
– Clique na foto para ampliar –

Tomando como base a informação nutricional do achocolatado da figura 1, é possível notar que 70% das calorias totais são oriundas dos carboidratos, sendo que 63% deste percentual é constituído de açúcar, ou seja, mais da metade das calorias que o produto fornece é proveniente do açúcar.

Outra informação relevante que se extrai do rótulo, é o percentual de 0% de gordura trans na tabela de informações nutricionais, apesar de constar nos ingredientes a presença de gordura vegetal hidrogenada – em outras palavras, a própria gordura trans! É importante entender que a nossa legislação permite colocar 0% quando a quantidade dessa gordura é de até 0,2g na porção. Todavia, como a informação fica escondida, os consumidores não conseguem controlar a quantidade de gordura trans ingerida e o total diário pode passar do recomendado pela Anvisa, que é de até 2 gramas por pessoa.

Para piorar a situação, o Percentual de Valores Diários (%VD), que indica o quanto o produto em questão apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta de 2000 calorias, não corresponde à necessidade de crianças, mas à de adultos.

Além das informações nutricionais, muitos produtos ainda apresentam mensagens chamativas em sua embalagens, como personagens, jogos, e mensagens que remetem à diversão; tudo isso, com o intuito de conquistar o público infantil, despertando o lado afetivo e a identificação da criança, com aquele personagem do desenho animado ou do filme que ela tanto gosta. Artimanhas da publicidade de alimentos – nada está ali por acaso…

Captura de Tela 2013-04-09 às 09.30.04Bom, como este foi o primeiro post da série Saiba o que você está comendo, falando um pouco sobre a rotulagem dos alimentos, indicamos a leitura do Manual de orientação aos consumidores: Educação para o Consumo Saudável, publicado pela ANVISA. O propósito do manual é facilitar a compreensão dos termos usados na rotulagem de alimentos, aumentando seu potencial de proteção e promoção da saúde. Você vai entender melhor sobre as informações veiculadas nos rótulos dos alimentos!

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Notícias

3 Respostas para “Saiba o que você está comendo: Achocolatados líquidos

  1. Bismarck Silva

    Eu sempre desconfiava desses achocolatados prontos . Sabia que não era algo bom para o ser-humano digerir. …

  2. Anônimo

    eu nao encontrei oque eu queria eu queria pesquisa a quamtidade de acucar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s